Esportes

PELC oferece atividades gratuitas em Ipatinga

Secom PMI

IPATINGA – Enquanto escuta atentamente os acordes do violão, reproduzidos na oficina de música do Programa Esporte e Lazer na Cidade (PELC), que funciona no bairro Bethânia, Márcia Batista Rodrigues, 32 anos, dedilha suavemente as cordas de aço do instrumento. Orgulhosa, ela conta que já aprendeu a tocar as primeiras notas. “No início achei mais difícil, porque os dedos doíam bastante. Sempre gostei de música e sonhava em aprender a tocar violão”, sorriu Márcia, que participa desde o início do mês das oficinas ofertadas pelo PELC em Ipatinga.

As oficinas esportivas e culturais oferecidas pela Prefeitura de Ipatinga, em convênio com o Ministério do Esporte, começaram no último dia 5 de outubro e acontecem em 10 núcleos implantados em equipamentos públicos já existentes em diversos pontos da cidade, como ginásios, quadras e centros comunitários. O convênio tem duração de 20 meses e vai beneficiar cerca de 4 mil pessoas entre crianças, adolescentes, adultos, idosos e pessoas com deficiência. O investimento para a implantação do projeto é R$ 2 milhões, sendo R$ 1,8 milhão repassado pela União e o restante como contrapartida da Prefeitura.

ATIVIDADES
As atividades esportivas ofertadas são: Basquete/Basquete de Rua, Caminhada Orientada, Esportes Adaptados, Futsal, Ginástica/Ginástica Adaptada, Handebol, Hidroginástica, Judô, Karatê, Slackline, Taekwondo, Voleibol e Xadrez/Damas. Na área cultural são: Artesanato, Contação de Histórias/Literatura Infantil, Dança (Urbana, Salão, Sênior, Afro, Axé), Grafite/Hip Hop /Dança de Rua, Música/Coral, Percussão, Teatro e Violão.

As oficinas são acompanhadas de perto por uma equipe de 72 profissionais entre coordenadores de núcleo, agentes sociais de esporte e lazer além de estagiários do curso de Educação Física. “É uma satisfação podermos oferecer à população um projeto tão amplo e que possibilita opções de esporte e lazer para a população”, comentou o secretário adjunto de Educação, Cláudio Gualberto.

ANTI-DEPRESSÃO

Depois da confirmação de que havia sofrido um derrame no olho direito, o que fez com que abandonasse o emprego num restaurante da cidade, a dona de casa Ednéia Ferreira Monteiro, de 38, recebeu a orientação médica para que iniciasse alguma atividade física. “Desanimada, acabei ficando em casa e entrei em depressão. Só comecei a melhorar quando descobri que perto de onde moro teria um núcleo do PELC”, conta a dona de casa que há duas semanas iniciou aulas de ginástica no núcleo do Bairro Nova Esperança, que funciona no espaço cedido pela Associação Projeto de Deus. “Agora estou me sentido cada vez melhor”, observou.

A primeira “obra prima” feita pela estudante Gabrielly de Barros Freitas, 11, que frequenta a oficina de artesanato do PELC, também no bairro Nova Esperança, é uma caixa que vai usar para guardar as suas pulseiras. Empolgada, ela conta que levou três dias para concluir o trabalho. “As próximas que fizer quero gastar menos tempo”, sorriu a jovem. “Aqui no PELC estou usando o tempo livre para aprender”, comentou.

Projeto beneficia  população de rua

Em visita técnica a Ipatinga em março deste ano, a diretora da Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (Snelis) do Ministério do Esporte, Andrea Ewerton, destacou a iniciativa inédita de Ipatinga em levar o projeto à população de rua. No núcleo do Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro POP), por onde passam cerca de 50 pessoas por dia, funcionam oficinas de violão, xadrez, artesanato e caminhada orientada. “É um projeto que certamente será referência para outras cidades do país”, disse a Andrea, que também é coordenadora nacional do PELC.

As peças do xadrez logo chamaram a atenção do morador de rua Agnaldo Rosa de Moura, 37, que resolveu deixar a cidade de Ipaba em busca de oportunidades em Ipatinga. “Quando jogo penso em outras coisas. Na oficina estou aprendendo a ter paciência”, disse Agnaldo que recebeu elogios dos professores e monitores das aulas de xadrez.

Lançamento oficial é no próximo domingo

Embora as atividades já tenham iniciado, no próximo domingo (25) acontece, no Parque Ipanema, a solenidade oficial de início do Programa em Ipatinga. O evento é a partir das 9h, e terá a presença de representantes do Ministério do Esporte. A programação de lançamento do PELC também acontece simultaneamente nas Academias da Saúde que completam um ano de funcionamento no Parque das Águas/Planalto, Bethânia, Bom Jardim e Bom Retiro. Também haverá evento do Programa na Praça do Vila Celeste, na avenida Luiza Nascimbene. Nos locais estão programadas atividades esportivas e de lazer.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com