Esportes

Pela 4a vez, Messi é eleito o melhor jogador do mundo

O argentino Lionel Messi, jogador do Barcelona, é o melhor jogador do mundo desde 2009

RIO – O argentino Lionel Messi, de 25 anos, é, mais uma vez, o melhor jogador o mundo. Messi venceu a Bola de Ouro da Fifa pela quarta vez consecutiva e tornou-se o maior vencedor da premiação, criada em 1991 e unificada em 2011 com o tradicional prêmio Ball d’Or, concedido pela revista francesa France Football. Eleito o melhor atleta do esporte por treinadores e capitães de seleções nacionais de 209 países filiados à Fifa, mais 49 jornalistas escolhidos pela France Football, Messi bateu o português Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, e o companheiro de time Andrès Iniesta, os outros dois finalistas.

Quatro vezes o melhor do mundo, Messi faz história ao superar o atacante brasileiro Ronaldo e o meia francês Zinedine Zidane, que até então detinham, ao lado do próprio Messi, o maior número de prêmios: três. Ronaldo venceu em 1996, 1997 e 2002 e Zidane foi o escolhido em 1998, 2000 e 2003. Messi faturou as edições de 2009, 2010, 2011 e agora, com a conquista de 2012, se isola como maior vencedor. Na temporada 2011/2012, o argentino não colecionou tantos títulos quanto na temporada anterior, mas pulverizou recordes e fez história: tornou-se o maior artilheiro de uma única edição da Liga dos Campeões, com 14 gols, igualando-se ao brasileiro Mazzola na edição 1962/1963 pelo Milan, marcou cinco vezes em um mesmo jogo da maior competição européia e balançou as redes 91 vezes em 69 partidas, superando o alemão Gerd Müller, que em 1972 marcou 85 gols pelo Bayern de Munique e que, até Messi, sustentava o título de maior goleador em um mesmo ano.

Também foi escolhida a seleção ideal do mundo, com dois brasileiros: os laterais Daniel Alves e Marcelo. O melhor técnico do ano foi o espanhol Vicente Del Bosque, vencendo Pep Guardiola e José Mourinho. Ele recebeu o prêmio das mãos do técnico da Seleção Brasileira, Luiz Felipe Scolari, o Felipão. A melhor jogadora do ano foi a atacante americana Abby Wambach, vencendo a americana Alex Morgan e a brasileira Marta.

O ex-jogador Franz Beckenbauer foi homenageado com o Prêmio Presidencial, uma honraria concedida por sua atuação dentro e fora das quatro linhas. E o autor do gol mais bonito do ano, eleito em votação popular, foi o eslovaco Miroslav Stoch, do Fenerbahce, pelo gol marcado pelo Campeonato Turco contra o Genclerbirligi, superando o brasileiro Neymar, que disputava o bicampeonato no prêmio com um tento marcado em cima do Internacional na Libertadores de 2012.

 


Entre os onze melhores jogadores do ano passado estão Daniel Alves e Marcelo, os dois laterais
da Seleção Brasileira

Daniel Alves e Marcelo são os melhores laterais de 2012
A FIFA elegeu nesta segunda-feira a seleção do mundo de 2012. Entre os onze melhores jogadores do ano passado estão Daniel Alves e Marcelo, os dois laterais da Seleção Brasileira. Além deles, a equipe tem Ilker Cassillas no gol, Piqué e Sergio Ramos na zaga, Iniesta, Xabi Alonso e Xavi Hernandez no meio-campo, e no ataque Cristiano Ronaldo, Falcao García e Lionel Messi.

O presidente da CBF, José Maria Marin, parabeniza Marcelo e Daniel Alves por mais uma conquista.
– Os nossos laterais representam brilhantemente a Seleção Brasileira e seus clubes. Os dois são merecedores dessa conquista.

O treinador da Seleção, Luiz Felipe Scolari, também participou da cerimônia. O técnico entregou os troféus de melhores treinadores para a Pia Sundhage, treinadora da seleção americana feminina, campeã olímpica em 2012, e para Vicente del Bosque, treinador da seleção espanhola, campeão da Eurocopa 2012.

Neymar concorreu pelo segundo ano consecutivo ao gol mais bonito, mas o vencedor foi Miroslav Stoch (Fenerbahce-TUR). Marta, eleita cinco vezes melhor do mundo, concorria pela oitava vez ao título, que ficou com a americana Abby Wambach. Já o melhor jogador do mundo de 2012 foi Messi.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com