Cidades

PCB lança Daniel Cristiano e confirma aliança com PSOL

IPATINGA – Os militantes e dirigentes do PCB de Minas Gerais já definiram em convenção a chapa do partido e a política de alianças para as eleições deste ano. O ex-candidato a prefeito de Ipatinga, Daniel Cristiano, foi um dos escolhidos para disputar uma cadeira na Asssembléia Legislativa de Minas. O PCB apresentou uma relação de 11 candidatos para deputado federal, um candidato a deputado estadual, uma das chapas para o senado e a proposta de coligação com o PSOL para a formação da Frente Minas Socialista.

A convenção foi presidida pelo candidato ao senado, Tulio Lopes, candidata a govenadora, professora Dirlene Marques, a vice-governadora, Sara Azevedo, além do representante do Comitê Central do PCB, Eduardo Serra. O encontro foi coordenado pelo dirigente da UJC, Vinicius Lima Guimaraes.

A professora Dirlene Marques é a candidata da chapa PCB-Psol ao governo de Minas

GOVERNO DE MINAS

A candidata ao governo de MG, Dirlene Marques, destacou a importância de oficializar as pre-candidaturas do PCB e a coligação com o PSOL. “Esta aliança, dá-se nas lutas politicas da classe trabalhadora em vários lugares do Brasil, não apenas em período eleitoral, mas nas lutas constantes dos trabalhadores”, resaltou Dirlene. “Temos a possibilidade concreta de eleger parlamentares para a Assembleia Legislativa de MG e para a Câmara Federal para enfrentar os retrocessos em cursos”, disse.

Dirlene ressaltou a alegria de estar junto à militância do PCB, que, com o PSOL, devem reocupar o espaço da esquerda. “O povo recusa a política porque conhece somente a política da troca de favores e do fisiologismo. E esta não é a nossa politica, queremos mostrar a sociedade um programa que pode efetivamente transformar a sociedade. Somos referência nas lutas, precisamos ser referências no processo eleitoral”, concluiu.

SENADO

Túlio Lopes, candidato ao Senado pela Frente Minas Socialista, afirmou que o “PCB tem a tarefa de conquistar mandatos vinculados à luta da classe trabalhadora, construindo a resistência no país”.

Túlio reafirmou a solidariedade aos povos palestinos, cubano e venezuelano, que resistem aos ataques dos imperialistas e sionistas. Apresentou a plataforma do Poder Popular, que norteia as ações do PCB, apontando para a superação do capitalismo, mostrando que a saúde, a educação, o transporte público e todas as ações devem ser estatuais para atender a população, não para servir aos interesses de lucros dos capitalistas. “Importante o partido seguir defendendo a extinção do Senado, o PCB defende uma Câmara Unicameral, mas o principal é a luta em defesa dos interesses da classe trabalhadora e a construção do Poder Popular. Em Minas Gerais tem muita terra sem gente e muita gente sem terra, sendo a reforma agrária uma necessidade. “Estas são algumas das bandeiras dos comunistas de Minas Gerais”, elencou Túlio Lopes.

COMITÊ CENTRAL

O representante do Comitê Central do PCB, Eduardo Serra, destacou a importância das candidaturas de Dirlene, Tulio e de parlamentares socialistas, que atuem no parlamento, mas estejam sempre presente nas ruas junto as lutas do povo, construindo a revolução socialista. “Os mandatos parlamentares de comunistas e socialistas tem grande importância para a luta, especialmente pelo momento, com um governo golpista que aplica uma cartilha ortodoxa do neoliberalismo, com politicas do século passado, rasgando a constituição em vários momentos para retirar direitos dos trabalhadores. Há um recrudescimento do capitalismo no mundo, que aprofunda a exploração dos trabalhadores, ataca países, destruindo nações que tinham sociedades estruturadas e avançadas, como a Líbia, o Iraque e a Síria e sustentando os ataques ao povo palestino”, afirmou Serra.

AMÉRICA LATINA

O dirigente também manifestou solidariedade ao governo venezuelano, apontando a necessidade de se avançar ao socialismo nesse país, sob o risco de cair devido aos constantes ataques do imperialismo. “A Nicarágua sofre os mesmo ataques que a Venezuela enfrenta”. Nesses países o povo está na rua mostrando que apoia os processos revolucionários em construção. “O socialismo esta mais vivo do que nunca. O comunismo foi a proposta mais generosa que a humanidade já criou”, finalizou.

CANDIDATURAS

O PCB homologou as candidaturas de Dirlene Marques, como candidata ao governo de Minas Gerais, que tem como vice, Sara Azevedo. Para o senado foi indicado Túlio Lopes (PCB), tendo como primeiro Suplente, Eloisa Aquino (PSOL) e Emanuel Bonfante (PCB).

Para deputado estadual apresentou o nome de Daniel Cristiano, que reafirmou o caráter internacionalista do PCB. “Somos o partido que sintetiza e faz a conexão a luta diária da classe trabalhadora em Minas Gerais, no Brasil e no mundo”, disse Daniel Cristiano. Ele obteve 23.910 votos para deputado estadual em 2014, ficou em segundo lugar na eleição extemporânea em Ipatinga em junho de 2018. Daniel salientou que a Rgião Metropolitana do Vale do Aço precisa de fato ser importante para Minas Gerais e para o Brasil.

Para a Câmara Federal foram homologados 11 (onze) candidaturas, sendo representantes de Ipatinga, Bruna Thariny e Wagner Schneider e Maura Gerbi (PSOL), que foi candidata a vice-prefeita de Ipatinga na chapa da Frente de Esquerda Ipatinga Socialista do PCB/PSOL juntamente com Daniel Cristiano na eleição extemporânea de 2018.

Bruna defendeu “o avanço na criação do Poder Popular para enfrentar o sistema que destrói a vida, a natureza e a dignidade humana”.

Wagner Schneider, também representando a região do Vale do Aço, “entende que a representatividade regional no prlamento é fundamental para superar os grandes gargalos que dificultam o desenvolvimento social e econômico”.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com