Policia

PC descobre como quadrilha clonava cartões de créditos

(Crédito: Divulgação PC)

TIMÓTEO – Uma listagem com mais de quinhentos números de cartões de créditos foi encontrada em um computador apreendido na semana passada pela Polícia Civil de Timóteo. O equipamento estava em poder de Paulo Sérgio Alves de Lima, preso na semana passada, suspeito de integrar uma quadrilha que age em vários estados aplicando golpes bancários, por meio da clonagem de cartões.

O que chamou mais atenção da Polícia Civil de Timóteo é que, além da extensa lista de correntistas, foram encontradas mais de 80 horas de gravação de câmeras instaladas em caixas eletrônicos. As gravações conseguiam capturar o momento em que o cliente do banco digitava a senha do cartão de crédito. “E em muitas destas situações, os correntistas levavam seus cartões para perto do teclado de digitação do caixa, o que possibilitava inclusive, pela câmera instalada, ver o número do cartão, o que é uma prática comum principalmente de pessoas mais idosas”, explica o delegado Gilmaro Alves.

A polícia ainda não descarta a possibilidade de os equipamentos terem sido instalados em agências bancárias do Vale do Aço. As unidades financeiras já foram notificadas para que façam uma verificação nos caixas eletrônicos.

BOLETOS
A polícia ainda descobriu que a quadrilha realizava compras de carros e aparelhos eletroeletrônicos em nomes fictícios e usavam “laranjas” para aplicar golpes. Segundo as investigações, os estelionatários, de posse dos boletos de pagamentos, faziam cópias do código de barras e pregavam sobre o leitor ótico do caixa eletrônico.

Pessoas mais desatentas acabavam caindo no golpe quando iam até o caixa eletrônico pagarem suas contas, mas na verdade estavam confirmando o pagamento de contas alheias. “No momento que a pessoa inicia o processo de pagamento do boleto, o leitor ótico faz a varredura no campo de código de barras, copiando assim o adesivo colado pelo golpista. A pessoa desatenta que não faz a conferência dos dados acaba autorizando o pagamento”, explica o detetive Rodrigo Costa.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com