Policia

PC desarticula esquema criminoso e prende 5 integrantes da quadrilha

(Crédito: Patrícia Belo)

 

CARATINGA – Foram apresentados na terça-feira (15), na delegacia de Caratinga, cinco integrantes de uma organização criminosa que praticava crimes em cidades da região Leste de Minas Gerais. O delegado responsável pelo caso, Almir Lugon, disse que as investigações para desarticular o grupo duraram aproximadamente quatro meses.
Lugon relatou que a quadrilha atuava há mais de dois anos na região e cometia roubos, tentativas de explosão de caixas eletrônicos, homicídio e tráfico de drogas.

O primeiro suspeito preso foi Felipe Lopes Marquito, conhecido como BH. Ele é apontado pelo delegado como um dos chefes da organização e foi capturado em abril deste ano, quando tentou roubar uma casa lotérica na cidade de Vargem Alegre, junto com outros quatro comparsas.

Já em maio passado, a Polícia Civil prendeu Paulo Henrique da Silva, na cidade de Santa Bárbara do Leste. Com ele a PM apreendeu 197 pedras de crack, 19 papelotes de cocaína, balanças e duas bananas de dinamite.

Também foram presos no mesmo mês José Nilton, com uma pistola de 9mm, na cidade de Caratinga, e Alugiano Teodoro da Silva, localizado no Rio de Janeiro. O último integrante capturado foi Charles Martins dos Santos, preso na última sexta-feira (11), em um sítio na cidade de Bom Jesus do Galho. Esse local é apontado pela polícia como o ponto de encontro dos integrantes da quadrilha.

“Esse grupo já atuava há bastante tempo; eles praticavam diversos crimes e alguns deles de grandes proporções. Conseguimos identificar e efetuar as devidas prisões. Este sítio em Bom Jesus do Galho era usado pelos criminosos como ponto de encontro para planejar os crimes, esconder as drogas e as  armas, e até mesmo para o refino de cocaína”, diz o delegado Almir Lugon.

Ele informou também que, após um roubo na cidade de Caputira, os bandidos se esconderam em cidades diferentes, mas ainda mantinha o sítio como ponto de encontro e apoio ao crime.
“Os criminosos se dispersaram para varias cidades, após um roubo praticado por eles. Tanto que cada um deles foi preso em um município diferente. Mas, além do contato telefônico, a propriedade rural continuava sendo o ponto de encontro de todos”, acrescenta.

Investigações
O delegado esclareceu quais foram os crimes praticados por cada um dos presos e como a polícia chegou a cada um dos envolvidos. “No ano passado, Felipe e Paulo Henrique assaltaram um ônibus na cidade de Caputira. Na ocasião, eles trocaram tiros com a polícia e roubaram cerca de R$ 100 mil. A polícia recapturou os dois em abril e maio deste ano”.

Outro crime planejado pela quadrilha foi a tentativa de explosão de um caixa eletrônico, em março deste ano, em Piedade de Caratinga. Neste mesmo dia os bandidos roubaram um carro na cidade para usar no crime, mas como a ação não foi concluída, eles incendiaram o veículo próximo ao sítio em Bom Jesus do Galho.

Ficou comprovada ainda a participação da quadrilha em um homicídio em Imbé de Minas. Um homem foi morto dentro de um bar e o delegado acredita que este homicídio tenha sido encomendado por terceiros. Os bandidos também incendiaram um veículo, após cometerem esse crime.

“O grupo agia do mesmo modo. Eles roubavam os carros, utilizavam o veículo em práticas criminosas e em seguida queimavam para tentar apagar as pistas”, disse.
O grupo foi encaminhado para delegacia de Caratinga e os integrantes podem responder pelos crimes de organização criminosa, tráfico de drogas, homicídio e roubo.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com