Policia

PC cria e modifica atribuição de delegacias em Ipatinga

(Crédito: André Almeida)

 

IPATINGA – A Polícia Civil de Ipatinga empreendeu uma série de mudanças em sua estrutura que culminaram na criação de novas delegacias, extinção de unidades, além da divisão da cidade em três Áreas Integradas de Segurança Pública (Aisp). A repartição de delegacias, antes feita por meio de especialidades, agora passa a obedecer ao espaço territorial da cidade.

A reorganização foi instituída por meio de uma portaria de novembro do ano passado assinada pela delegada regional Irene Franco. Segundo a chefe da PC de Ipatinga, foi feita uma adequação das estruturas com base no que vinha acontecendo em outras cidades de Minas Gerais, conforme estabelecido pelo Governo do Estado.

Irene explicou que a mudança parte de uma estratégia que busca uma maior integração entre as Polícias Civil e Militar com a finalidade de reduzir os índices de criminalidade na região. “Agora, a gente não tem mais delegacias por tema e sim por área territorial”, afirmou a delegada regional, que também responde pelo 12º Departamento da PC.

Em Ipatinga, foram extintas as delegacias de Tóxicos e Entorpecentes, Furtos e Roubos, Furto de Veículos, Falsificações e Defraudações, Cartas Precatórias, Juizado Especial, Orientação ao Menor e Armas, Munições e Explosivos. As delegacias de Homicídios, Mulheres, Trânsito e Adida à Corregedoria, contudo, foram mantidas.

Com a nova estruturação, Ipatinga ganhou delegacias que irão atender de maneira regionalizada. A cidade foi dividida em três partes que ficarão a cargo de delegados específicos. Todos os crimes registrados naquelas áreas serão investigados pelo responsável pela unidade e seus detetives. Hoje, Ipatinga conta com 12 delegados divididos nas sete delegacias e também nos plantões.

ACERVO

A portaria que reorganizou a estrutura da 1ª Delegacia Regional de Ipatinga criou ainda a Delegacia de Acervo (Dacer), que abrigará inquéritos antigos não solucionados até então.
De acordo com a delegada regional, existem hoje aproximadamente duas mil investigações paralisadas e que a meta da Dacer é solucionar pelo menos 100 procedimentos por mês, inclusive com a realização de mutirões. “O nosso volume de trabalho aumenta a cada dia e esta delegacia vai aliviar os novos inquéritos que vem chegando”, disse Irene.

A PC de Ipatinga também foi contemplada com a implantação do PC Net, sistema da Polícia Civil mineira que digitaliza procedimentos da instituição, como boletins de ocorrência e investigações criminais. “É uma ferramenta poderosa que traz agilidade e segurança nos procedimentos”, afirmou.
O software foi implantado em todo o âmbito do 12º Departamento de Polícia Civil, também chefiado por Irene Franco e que contempla, além de Ipatinga, as cidades de Caratinga, João Monlevade, Itabira, Manhuaçu e Ponte Nova.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com