Cidades

Participação social e adesão de Ipatinga à AMDI marcam Conferência das Cidades

FABRICIANO – A prefeita de Fabriciano e presidenta da Associação de Municípios pelo Desenvolvimento Integrado (AMDI), Rosângela Mendes, considerou a realização da 1ª Conferência Coletivas das Cidades como um momento histórico para a região. Para Rosângela, o evento consolidou o compromisso da entidade com os municípios. Um dos pontos positivos foi o anúncio de adesão do município de Ipatinga à Associação de Municípios pelo Desenvolvimento Integrado. A Conferência foi realizada no último sábado (8), no Unileste.

Ao todo, 11 municípios da região, incluindo os cinco que fazem parte da AMDI, participaram da Conferência Coletiva. Ipatinga, que realizou sua conferência individualmente para discutir problemas específicos da cidade – muitos deles herdados do último governo – marcou presença no encontro em Fabriciano. A prefeita Cecília Ferramenta parabenizou os organizados pela realização do evento e anunciou que irá aderir à AMDI. “Quero anunciar aqui que, a partir de agora, Ipatinga irá fazer parte da AMDI. Estaremos juntos e, assim, nós podemos fazer a diferença no Estado e mostrar a força da nossa região”, declarou Cecília, durante o seu pronunciamento.

INTEGRAÇÃO
Rosângela Mendes afirma que a decisão da prefeita de Ipatinga em aderir à Associação marca uma etapa importante não só para a entidade, mas para toda região. “O Vale do Aço terá mais força e representatividade. E, além disso, vamos unir forças para alcançar um dos principais objetivos da AMDI que é o de dar suporte e condições para o desenvolvimento dos municípios menores. Integrar a região representa o fortalecimento da Associação e de todo o Vale do Aço. Ter o apoio e a força de Ipatinga nessa luta é fundamental”, destaca Rosângela.

AÇÃO COLETIVA
Além de Açucena, Dom Cavati, Fabriciano, Santana do Paraíso e Timóteo, que fazem parte da AMDI, outros seis municípios participaram da Conferência Coletiva das Cidades: Antônio Dias, Belo Oriente, Bom Jesus do Galho, Braúnas, Inhapim e Ipaba. O propósito foi reunir os municípios para definição de suas próprias diretrizes e, ao mesmo tempo, debater o desenvolvimento regional. “As nossas cidades têm papéis semelhantes. Essa ação coletiva faz com que os 11 municípios tenham mais representatividade, mostrando vontade e força”, observa o prefeito de Timóteo e vice-presidente da AMDI, Keisson Drumond.

Rosângela Mendes explica que o papel da AMDI na realização da Conferência Coletiva foi o de mobilizar os municípios e dar apoio às cidades. “Buscamos mobilizar e apoiar os municípios porque acreditamos que o trabalho em conjunto resulta em bons frutos”, afirma a presidenta da AMDI. As reuniões preparatórias para a Conferência foram organizadas pela secretária municipal de Planejamento Urbano de Coronel Fabriciano e membro da Comissão Preparatória Estadual da 5ª Conferência das Cidades de Minas Gerais, Lusia Rabello.

PRESENÇAS

Durante o evento, estiveram presentes, além de membros da sociedade civil organizada dos municípios, vereadores e secretários municipais das 11 cidades. Os prefeitos de Santana do Paraíso, Antônio Afonso Duarte, o Zizinho; e a prefeita de Açucena, Darcira Pereira, e o vice-prefeito de Dom Cavati, Geraldo Nilo, municípios da AMDI, também estiveram presentes. O evento contou com a presença do ex-prefeito de Fabriciano, Chico Simões, e do deputado Gabriel Guimarães, entre outras autoridades.

“A Conferência Coletiva foi um momento histórico para os 11 municípios. Discutir o desenvolvimento das cidades, com a participação da sociedade, mostra o compromisso das autoridades e da população e é uma ferramenta importante da democracia”, conclui Rosângela Mendes.


Belo Oriente participa da Conferência regional
Fabriciano
– A delegação de Belo Oriente marcou presença na 1ª Conferencia Coletiva das Cidades, realizada no último sábado no Unileste-MG, em Coronel Fabriciano. A cidade teve dois de seus delegados indicados para a Conferencia Estadual, prevista para acontecer no mês de setembro, em Belo Horizonte. São eles Alfranor Vitor, que é presidente do Conselho Municipal das Cidades e Alfredo Dias, secretário de Planejamento e Gestão. Também participaram da conferencia os delegados Wladimir Claves Oliveira e Gisleno Martins Castro, Wanderley Leocádio Pereira. O prefeito Pietro Chaves (PDT) participou da solenidade de abertura.

Segundo Alfranor, foram discutidas questões como habitação, implantação e melhoria da infraestrutura urbana, regularização fundiária, saúde, segurança e educação, destacando-se sempre as responsabilidade de cada ente federativo (município, estado e união). Entre as prioridades defendidas por Belo Oriente, estão a pavimentação da estrada que liga a sede do município a Santana do Paraíso, passando pelo distrito de Bom Jesus do Bagre, a regularização e o cadastramento dos imóveis, a construção de uma usina de compostagem de lixo, a melhoria da segurança pública e a duplicação da BR 381.

Sobre a importância do planejamento para reordenar as cidades, Pietro Chaves destacou o trabalho realizado em conjunto pelos municípios a partir desta conferência unificada. “A gente tem o compromisso de colaborar com nossos colegas prefeitos na elaboração de um planejamento que aponte para um futuro melhor, para o grande desafio que é viver nas cidades. E graças a encontros como este, podemos estar juntos discutindo e planejando o futuro não apenas de cada cidade individualmente, mas de todo o Vale do Aço”.


O prefeito Pietro Chaves é cumprimentado durante o evento

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com