Cidades

Participação popular fortalece Assistência Social em Ipatinga

(Crédito: Secom/PMI)

 

IPATINGA – Planejar as políticas de Assistência Social do município de Ipatinga para os próximos dois anos, bem como avaliar as diretrizes propostas dos anos anteriores, conferindo o que foi implementado. Estes foram os principais debates da X Conferência Municipal de Assistência Social de Ipatinga.
O encontro aconteceu nos dias 5 e 6 de julho e reuniu mais de 300 pessoas, entre representantes do poder público e da sociedade civil, que debateram o tema “A Gestão e o Financiamento na Efetivação do Sistema Único da Assistência Social (SUAS) – SUAS: 8 anos de Conquista” para eleger as principais diretrizes da Assistência Social no município.

KIT

Durante a abertura do evento, que aconteceu no Ipaminas Esporte Clube, a prefeita Cecília Ferramenta fez a entrega do kit “Equipagem dos Conselhos Tutelares”. A prefeita destacou que a conferência representa o resgate de programas e projetos da área de Assistência Social do município, que foram esquecidao pelos dois últimos governos.

“Esse momento é de fundamental importância para Ipatinga, principalmente porque a Assistência Social ficou esquecida nos últimos oito anos e perdeu um momento importante, quando o presidente Lula começou a ampliar os recursos para os municípios, principalmente para as áreas sociais. Por isso, a X Conferência representa um resgate das políticas públicas em nossa cidade”, destacou a prefeita.

PALESTRA
Convidado para palestrar sobre o tema da conferência, o representante do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), José Cruz, ressaltou que as conferências municipais representam um espaço de participação popular e de avaliação da implantação do Sistema Único da Assistência Social (SUAS), bem como sua estruturação nas cidades.

“Junto aos usuários, às entidades prestadoras de serviço, aos trabalhadores da área e à equipe da Secretaria de Assistência Social de Ipatinga, verificamos se os serviços prestados estão de acordo com as necessidades da população”, ressaltou o representante do governo federal, destacando também a escolha das diretrizes que servirão de subsídio para o poder público estruturar os serviços, os projetos e programas da rede socioassistencial de Ipatinga.

Cerca de 150 delegados municipais se reuniram na Escola Municipal Hugo Duarte Coutinho. Os participantes discutiram os eixos temáticos do encontro, aprovaram em plenária as diretrizes para o plano de trabalhos do SUAS no município e elegeram os delegados que vão representar Ipatinga na etapa estadual da conferência.

PARTICIPAÇÕES
A X Conferência Municipal de Assistência Social é uma realização da Prefeitura de Ipatinga, por meio da Secretaria de Assistência Social, juntamente com o Conselho Municipal de Assistência Social de Ipatinga. Participaram do evento a vereadora Lene Teixeira e o vereador Juarez Pires, pelo poder Legislativo, a promotora de Justiça da Infância e da Juventude, do Deficiente Físico e do Idoso, Lidiane Duarte, do Judiciário, além de secretários municipais e técnicos do Executivo, e representantes dos movimentos sociais e da sociedade civil.

Foram eleitos os seguintes delegados para representar o município na Conferência Estadual de Assistência Social:
-Vasconcelo Lagares – Órgão gestor
-Zilma dos Santos – Trabalhador da Secretaria Municipal de Assistência Social
-Norma Sueli dos Santos – Trabalhador da Secretaria Municipal de Assistência Social
-Maria Celeste Oliveira – Representante de outras políticas públicas
-Vânia Ferreira Dias – Trabalhador da área de Assistência Social
-Rosa Maria da Silva – Usuária
-Maria Nely da Silva – Usuária
-Neuza Maria da Silva – Prestador de serviço

Conselhos Tutelares ganham veículo novo
Durante a abertura da X Conferência Municipal de Assistência Social, a prefeita de Ipatinga, Cecília Ferramenta, destacou que, mesmo diante das dificuldades do município, muitas foram as conquistas. Ela aproveitou o encontro para fazer a entrega das chaves do automóvel que passará a atender aos Conselhos Tutelares das Regionais I e II, representados pelos conselheiros Marli Andrade e João Pires, respectivamente.

A indicação do município foi feita por meio de emenda parlamentar do deputado federal Gabriel Guimarães. “Temos conseguido parcerias importantes em todas as áreas, que viabilizam novos investimentos na cidade”, disse Cecília Ferramenta.

O kit “Equipagem dos Conselhos Tutelares” é parte do programa de fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente, promovido pelo governo federal. Entre os equipamentos estão, além do veículo, um refrigerador, bebedouro, impressora multifuncional e cinco computadores. A Prefeitura de Ipatinga também vai repassar mais cinco computadores para auxiliar os trabalhos dos conselheiros.

Para a conselheira tutelar da Regional I, Marli Andrade, o veículo e os novos equipamentos vão contribuir para a melhoria do atendimento realizado nos Conselhos. “A partir de agora teremos condições de melhor atender à população. Com os novos computadores, por exemplo, teremos condições de organizar as informações diretamente no Sistema de Informações para a Infância e Adolescência (Sipia)”, comentou.


A prefeita Cecília Ferramenta entrega chaves do veículo que passará a atender aos Conselhos Tutelares das
regionais I e II

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com