Cidades

Parque da Ciência vira atrativo no recesso escolar

IPATINGA – O Parque da Ciência, localizado no complexo do Parque Ipanema, tem se tornado nestas últimas duas semanas uma opção de conhecimento e lazer para as centenas de alunos que estão em casa durante os dias de descanso e procuram atividades recreativas. Nós últimos dez dias, dobrou o público médio espontâneo que diariamente passa pelo local, desfrutando dos muitos equipamentos oferecidos. 

EXPERIMENTOS

Além das exposições permanentes que já existem no local, a grande aposta da gerência do Parque, para atrair o público, são os experimentos realizados na área externa. Um deles é o “Foguete D’água”, que basicamente consiste em um experimento de lançamento de foguete (uma garrafa pet cheia de liquido). É utilizado também um banquinho, que serve como plataforma de lançamento. Ainda, uma bomba de encher pneu de bicicleta. Através da bomba, comprime-se o ar no interior da garrafa até que a rolha de borracha seja expulsa, lançando o foguete a mais de 50 metros de altura. O experimento permite discutir o princípio da ação e reação, o impulso e a conservação da quantidade de movimento.

IDA À LUA

Para o coordenador do Parque da Ciência, Riler Scarpati, entre os experimentos realizados, o lançamento do foguete é sem dúvida a atividade que mais chama a atenção e desperta interesse das pessoas.

“No último sábado (20), chegamos a 50 anos desde o dia em que o primeiro homem foi à lua. Então focamos em experimentos astronômicos ligados a esse tema. Um dos grandes motivos da existência do Parque é a popularização da ciência. Então, nada melhor que trazer esse conhecimento cientifico para as pessoas que estão nos visitando”, comentou.

ELETRICIDADE

Aluna do 7º ano na Escola Municipal Altina Gonçalves, localizada no bairro Iguaçu, Stefane Andrade Fernandes, de 13 anos, conta que convidou as tias, primos e o irmão para irem ao Parque da Ciência durante o recesso.

“Eu adoro as atividades daqui, principalmente o experimento que mostra água gerando eletricidade para a cidade toda. Acho super interessante. Então, melhor que ficar em casa é vir para o Parque Ipanema para brincar e aproveitar para aprender também no Parque da Ciência”, celebra a estudante.

ASTRONOMIA

Além da curiosidade das crianças, os pais, jovens e outros adultos também têm participado das atividades propostas pelo Parque. Esse é o caso da estudante de 20 anos, Caroline de Oliveira Santos Pereira, que freqüentava o local quando era mais nova e ficou surpresa ao ver que estavam funcionando experimentos científicos na área externa.

“Acreditei por muito tempo que o Parque da Ciência estava fechado. Vinha muito aqui quando era criança, mas depois não vi mais movimentação. Por coincidência, estava passeando com meu esposo pelo Parque Ipanema quando me deparei com esse grupo de garotos. Assim tive curiosidade de saber o que é. Quando me aproximei percebi que se tratava de professores fazendo experimento e que as portas estavam abertas. Revivi uma memória da minha infância e aproveitei a oportunidade para aprender um pouco mais sobre astronomia”, disse a estudante.

OCUPAÇÃO

A gerente do Parque da Ciência, Graziella Matos Costa, reforça que o resgate e a revitalização de uma forma geral do Parque Ipanema têm atraído as famílias de Ipatinga para o complexo.

“Acredito que essa movimentação no Parque da Ciência também é fruto desta mudança de visual e dos cuidados que a administração municipal tem tido com o Parque Ipanema. Acaba que as famílias foram resgatadas e estão visitando toda a área do complexo, o que gera conseqüentemente uma maior visitação no Parque da Ciência”, descreve.

Funcionamento

O Parque da Ciência fica aberto de segunda a quinta-feira, de 8h às 11h, e de 13h às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3829-8365.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com