Cultura

Parque da Ciência vai reabrir dia 13

IPATINGA – Escolas das redes pública e particular de Ipatinga, e também de cidades vizinhas, já podem agendar visitas de estudantes no Parque da Ciência de Ipatinga (PCI), localizado no Parque Ipanema. O espaço público foi recuperado pela Prefeitura e será reaberto à população a partir da próxima terça-feira (13).

Inaugurado em 2000, como uma inovação para os estudos científicos e pedagógicos na rede de ensino de Ipatinga, o Parque da Ciência não recebeu a atenção necessária por parte do governo anterior. No encerramento do ano letivo de 2012, o espaço estava em situação precária de conservação, com equipamentos estragados.

De janeiro a março deste ano, o parque permaneceu fechado ao público, sem condições de oferecer qualquer tipo de atividade. A partir de abril, a equipe do Parque da Ciência foi reestruturada e, desde então, realiza a manutenção de montagens, com o objetivo de garantir a retomada das atividades neste segundo semestre.

EXPERIÊNCIAS
De forma lúdica e interativa, o Parque da Ciência desenvolve atividades com o objetivo de enriquecer o conhecimento transmitido aos alunos em sala de aula. “Experiências com ilusão de ótica e em 3D, como os projetos ‘Miragem’ e ‘Oficina de modelo em 3D’, vão incrementar as visitas do parque neste semestre”, adianta o gerente do Parque da Ciência de Ipatinga, Lauro Valente e Silva.

Quem visitar o espaço científico também poderá conhecer o projeto “Visualizador de Imagem em 3D”, de autoria dos professores do Parque da Ciência. Trata-se de um tipo de “binóculo” produzido com papelão e lentes, com espaço para encaixe de um celular. Através do protótipo, é possível visualizar fotos, vídeos e jogos arquivados no telefone móvel em três dimensões. O projeto foi apresentado na 65ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), realizado em julho deste ano, em Recife (PE).

MATEMÁTICA

De 27 a 30 de agosto, o Parque da Ciência realiza o seu primeiro evento do semestre: a “VI Semana da Matemática”, com o tema “Sólidos de Platão – Mão da Forma”. Os alunos de escolas municipais (do 6º ao 9º ano) poderão visitar a exposição e participar de oficinas didáticas que orientarão a construção de sólidos com canudos e palitos.
Eventos, como “Semana da Biologia”, “Ciência para Pequenos” e “Astronomia no Parque”, também estão previstos na programação do espaço temático ainda neste ano.

SERVIÇO

O agendamento para participar das atividades do Parque da Ciência de Ipatinga pode ser feito pelo telefone (31) 3829-8365.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com