Cultura

Parceria qualifica artesãos de Ipatinga

IPATINGA – Acostumados a criar com as próprias mãos obras de artes que retratam a cultura e a diversidade de Ipatinga, artesãos associados à Casa do Artesão – Matizes tiveram a rotina alterada durante esta semana. Os artistas participaram de uma consultoria promovida pelo Sebrae- MG, com apoio da Prefeitura de Ipatinga, da Associação de Desenvolvimento de Ipatinga (ADI) e Cenibra. O objetivo é aliar a qualidade do trabalho com as demandas de mercado local e regional.

A consultoria faz parte do Programa Sebrae de Artesanato (PSA) e aconteceu na Central de Qualificação e Empreendedorismo de Ipatinga – Capacitar. No total, o programa terá 243 horas de treinamento e qualificação, divididas em módulos de Design e Gestão Comportamental. O primeiro encontro com os consultores do Sebrae aconteceu em junho do ano passado.

NOVO CONCEITO
“O artesanato deveria deixar de ser apenas uma complementação de renda familiar ou um passatempo para se tornar uma atividade econômica e profissional, tendo a produção artesanal como fonte de geração de empregos e riquezas”, explica o consultor de Produtos do Sebrae, Marcelo Maia, que durante o encontro com os artesãos utilizou dinâmicas de grupo e técnicas de desenho para tratar de temas variados, como linhas de produtos e coleções.

A presidente da Casa do Artesão, Célia Coelho Xavier, elogia o trabalho da consultoria, alertando para a necessidade de criar um padrão de identidade nas peças produzidas pelos artistas da cidade. “É o que buscamos: um artesanato com a cara de Ipatinga, que demonstre a criatividade do nosso povo, que deixe claro o que a cidade produz”, finaliza.

SERVIÇO
Há três anos funcionando em Ipatinga, a Casa do Artesão – Matizes surgiu da necessidade do artesão ter onde exibir e comercializar os seus trabalhos. Interessados em associar-se podem procurar a sede da entidade, que fica na avenida Macapá, nº 6, no bairro Veneza, das 9h às 12h e 14h às 18h.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com