Cidades

Parceria nova com a PMI motiva atuação da Emater

Produtores rurais e quitandeiras das comunidades rurais de Ipatinga participaram da apresentação do relatório das atividades de 2012 da Emater

IPATINGA – Produtores rurais e quitandeiras das comunidades rurais de Ipatinga participaram da apresentação do relatório das atividades de 2012 da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG). O encontro foi realizado na tarde desta terça-feira (12), no auditório do prédio da Prefeitura de Ipatinga, e contou com a presença de representantes da PMI, do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Codema) e dos vereadores Roberto Carlos Muniz e Jadson Heleno Moreira.

No período de 1º de novembro de 2012 a 15 de janeiro deste ano, a Emater Ipatinga deixou de prestar assistência técnica e extensão rural a 335 produtores da região, por falta de pagamento do convênio por parte do governo anterior. Depois de uma renegociação do convênio com a PMI, realizada desde os primeiros dias da atual administração, a Emater voltou a atender o público. O órgão também organiza e assessora formalmente 15 associações comunitárias da zona rural do município, que atuam nos bairros Tribuna, Ipaneminha, Ipanemão, Taúbas, Pedra Branca, Forquilha e Córrego dos Lúcios, além de cidades vizinhas.

A continuidade da assistência da Emater de Ipatinga foi apontada, durante apresentação, como fator importante para alcançar melhores resultados ao longo de 2013, conforme o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Múcio Figueiredo dos Santos. “Poderíamos ter alcançado melhores resultados se não fosse a suspensão do atendimento da Emater no ano passado”, argumentou.

Durante a reunião, os extensionistas da Emater Ipatinga apresentaram o histórico, a estrutura organizacional e a infraestrutura do escritório regional, e também relatos sobre as principais atividades desenvolvidas no anos passado. “Por meio de projetos e ações, trabalhamos para promover a inclusão socioeconômica, aprimoramento técnico e gestão dos empreendimentos dos produtores rurais, além de outros objetivos”, destacou a extensionista de bem-estar social, Ana Laura Chaves Veloso de Oliveira.

Para o produtor rural, José Paulino Botelho, o ano que passou poderia ter sido melhor, mas o início de 2013 apresenta muitos planos e boas expectativas. “Nesse período em que a Emater suspendeu o atendimento, ficamos prejudicados e nossa produção atrasou. Agora estamos retomando o ritmo de trabalho, para aumentar o cultivo de alface e banana, que são os produtos que mais vendo atualmente”, destacou. “Nossa produção ainda é praticamente natural, mas temos o objetivo de passar a cultivar a frutas e hortaliças de maneira orgânica”, finalizou Paulino.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com