Cidades

Paralisação não chegará aos cartórios de Ipatinga

Deusmiro Brasil disse que os servidores dos cartórios eleitorais das zonas 130°, 131° e 348° não aderiram à paralisação de 48 horas    (Crédito: Nadieli Sathler)

 

IPATINGA – A ameaça de paralisação nos cartórios eleitorais por todo o País pode colocar em risco o requerimento do registro de candidatura das eleições municipais deste ano. Em Ipatinga, os servidores da Justiça Eleitoral não sinalizaram por adesão ao movimento grevista.
De acordo com Deusmiro Brasil, chefe do cartório da zona eleitoral 348°, não houve rumores de suspensão dos serviços durante encontro realizado pelo juiz presidente do Foro do município, José Clemente da Piedade, na tarde de ontem (4).
“O encontro foi para tratar da estratégia que vamos usar amanhã (hoje), no último dia para os candidatos protocolarem o pedido de registro de candidatura. A verdade é que são poucos os servidores que são sindicalizados, por isso não deve haver adesão”, esclareceu. Apenas uma chapa foi registrada até agora (leia na página 3). E a situação se repete em todo o País: até a manhã de terça-feira (3), segundo dados enviados pelos TREs ao TSE, apenas 1% dos pedidos esperados haviam sido registrados nos sistemas da Justiça Eleitoral.
O objetivo da paralisação de 48 horas – que se estenderia de ontem até esta quinta – foi para pressionar o Congresso Nacional a aprovar o novo plano de carreira da categoria, que está sem reajuste de salários desde 2003.

PLANO
A presidente do TSE reiterou que está em contato permanente com o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Carlos Ayres Britto, a quem compete intermediar a tramitação do PCCR junto ao Legislativo e ao Executivo. Ela lembrou ainda que tanto o Legislativo quanto o Executivo também já estão cientes da gravidade do momento pelo qual a Justiça Eleitoral está passando, tendo em vista a fase crucial do processo eleitoral que é o pedido de registros.
A ministra informou que já enviou à Comissão do Congresso Nacional que vai analisar a Lei de Diretrizes Orçamentárias as pré-propostas orçamentárias do Judiciário Eleitoral, nas quais já foram previstos recursos para fazer face à demanda dos servidores. “Todas as propostas foram encaminhadas sem qualquer tipo de embargo nem obstáculos, contando com esses recursos. Isso significa dizer que os servidores já têm a sinalização, tanto da Justiça Eleitoral, quanto, num primeiro momento, do Congresso Nacional, da vontade de que existam esses recursos para o reajustamento dos servidores”, enfatizou a presidente.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com