Cidades

Paraíso recebe mais três médicas cubanas

PARAÍSO – O prefeito Antônio Afonso Duarte – Zizinho (PT) recebeu em seu gabinete, na terça-feira (22), as três novas médicas cubanas que vieram trabalhar no município, através do Programa “Mais Médicos”, do Governo Federal. As médicas foram recebidas pela equipe de governo que se reuniu, no final do expediente, para recepcioná-las, desejando-lhe sucesso em seu trabalho.

As médicas recém-chegadas são Yanela Delgado Cuesta, Yarlis Elena Figueiredo Medina e Liubcha Pulgar Nunez, que antes de chegarem a Santana do Paraíso estiveram em Guarapari, no Espírito Santo e em Belo Horizonte, fazendo treinamento sobre a Língua Portuguesa e sobre o Sistema Único de Saúde – SUS. Elas disseram que durante o curso aprenderam inclusive expressões e gírias que são utilizadas no país, para compreenderem melhor os pacientes.

ELOGIOS
Falando sobre o Programa “Mais Médicos”, as médicas teceram muitos elogios. Liubcha Nunez disse que representa um ganho para o Brasil. “Com esse programa, o país poderá melhorar o atendimento e oferecê-lo em lugares que hoje não têm acesso ao atendimento médico”, declarou a médica. Já Yarlis Elena avalia o programa como algo muito importante para a população. “Nosso objetivo é trabalhar para melhorar os índices de saúde da população, no caso, a comunidade de Santana do Paraíso. Caminhando pela cidade, vimos que as pessoas são muito acolhedoras”, disse Yarlis.

SEM CONCORRÊNCIA
Perguntadas sobre a polêmica gerada pela vinda de médicos estrangeiros para o Brasil, e sobre a resistência de alguns médicos ao Programa, elas afirmaram que não vieram para concorrer com ninguém, querem apenas trabalhar. Yanela Delgado observou que o Programa vai atender populações de regiões carentes que não são atendidas por médicos. “O Brasil é um país muito grande e o acesso à saúde fica prejudicado muitas vezes. Acreditamos que iremos contribuir para melhorar os índices de saúde do município. Esse é o nosso propósito”, finalizou Yanela.

EQUIPE COMPLETA

Com a chegada das três médicas, o atendimento à saúde melhora bastante, pois serão implantadas mais três unidades de Estratégia de Saúde da Família – ESFs. O município já contava com o trabalho de um médico cubano, o doutor Francisco Duglas, que chegou no final do ano passado. Brevemente, a equipe completa estará engajada, juntamente com os demais médicos das unidades, para atenderem a contento a população paraisense.

ESFORÇO
O prefeito Zizinho comemorou a chegada das novas médicas, que irão incrementar o atendimento médico nas comunidades. “Nosso governo tem se esforçado para oferecer o melhor à nossa população, no que se refere à saúde, com a aquisição de veículos para o transporte de pacientes, a construção de uma nova unidade de saúde no bairro Cidade Nova e a construção da Farmácia de Minas. Tudo isso, para termos um atendimento à saúde que nossa população merece”, concluiu o prefeito.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com