Cidades

Paraíso realiza Seminário da Pessoa com Deficiência

(Crédito: ACS/PMSP)

 

IPATINGA – A Prefeitura de Santana do Paraíso realizou no domingo (21) Seminário para se discutir o Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência. O Programa Viver Sem Limites, do Governo Federal, preconiza que “em relação às pessoas com deficiência, são necessárias medidas apropriadas para assegurar apoio e não permitir que haja discriminação baseada nas condições físicas, intelectuais, mentais e sensoriais e, muito menos, afastamento compulsório de suas comunidades’’.

Segundo a secretária Municipal de Assistência Social, Celeste Portes, no município de Santana do Paraíso, ainda são embrionárias ações que têm como norte orientador a garantia efetiva das pessoas com deficiência, lacuna que a atual administração pretende preencher a partir de ações factíveis de execução.

O prefeito Antônio Afonso Duarte – Zizinho (PT) falou da diretriz principal de seu governo, que é fomentar a participação de todos os setores da sociedade. “Pensar a cidade a partir da realidade da pessoa com deficiência é um desafio que deve compor a agenda política de governos que estejam comprometidos com a democratização das políticas públicas”, disse Zizinho.

O seminário teve como objetivo discutir as questões que dizem respeito às pessoas com deficiência e conhecer a demanda que há na cidade. No evento, falaram ainda a secretária de Educação, Gesilda Pires, além da vereadora Clarice Fogaça, que representou a Câmara Municipal.

Os palestrantes foram: Maria Lúcia Valadão, do NAEMC – Núcleo Assistencial Eclético Maria da Cruz –, Warley Emanuel de Oliveira, representando a APAE de Coronel Fabriciano e Eustáquio José de Oliveira, conselheiro Estadual da Pessoa com Deficência de Minas Gerais.

Ao final do encontro foi tirada uma Comissão para continuar o movimento e estudar a criação de um Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência Física.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com