Cidades

Paraíso inaugura centro de Educação Infantil

O prefeito Zizinho durante o ato de inauguração: “Nosso desafio é fazer esta cidade avançar pra valer”  (Crédito: Gentil Barbosa)

 

PARAISO – A Prefeitura Municipal de Santana do Paraíso inaugurou ontem o Centro Municipal de Educação Infantil “Francisco Januário dos Santos”. “O Centro de Educação, construído em parceria com o governo federal, é um novo modelo educacional que substitui as creches unicamente com função social, ampliando seu papel para a área educacional”, destacou a secretária de Educação Gezilda Pires Anício. O novo equipamento inaugurado em Santana do Paraíso possui berçário, fraldário, salas de aula, parque infantil e banheiros adaptados para crianças e diversos outros ambientes que diferem os centros de educação das creches.

“JOVENCÍDIO

Durante a inauguração o deputado Durval Ângelo lembrou a importância das escolas desde os tempos socráticos e salientou o papel da educação para evitar o “jovencídio” que vem ocorrendo no Brasil. “É preciso construir escolas, e não cadeias. Só assim iremos evitar que os jovens façam a opção pelas ruas, pelo crime e sejam vítimas do jovencídio que acontece no País”, disse o deputado.

HOMENAGEM

A escola recebeu o nome de Francisco Januário dos Santos, representado na solenidade por seu filho Vicente Januário. O projeto que deu nome ao estabelecimento é de autoria do ex-vereador Etevaldo José Filho. Nascido e criado na comunidade rural de Batinga, em Santana do Paraíso, o negro Francisco Januário foi lavrador, pai de treze filhos e exemplo de honradez. Com seu trabalho na roça conseguiu criar e educar a prole, o que lhe valeu o respeito da comunidade paraisense.

Durval Ângelo lembrou que o projeto Centro de Educação Infantil foi iniciado em 2011 e a obra ficou paralisada por falta de prestação de contas. “O atual prefeito, Zizinho, poderia ter tomado a medida mais fácil e simples: deixar a situação como estava e denunciar o ex-prefeito no Ministério Público, mas preferiu o caminho mais difícil, que foi concluir a obra e fazer como o lavrador Francisco Januário: semear a educação”.

Em seu discurso, o prefeito Zizinho, dirigindo-se a Vicente Januário, filho de Francisco Januário, fez uma homenagem: “O que seu pai plantou de bom nós vamos deixar eternizado no nome desta escola”.

VISÃO MACRO
O prefeito também destacou a importância da educação com uma visão macro, voltada para o futuro, mas disse que mais do que o discurso, é preciso colocar em prática ações que contribuam para a cidadania. “Nosso desafio é fazer esta cidade avançar pra valer, conforme o propósito que assumimos com a população de Santana do Paraíso”.

Zizinho lembrou que assim como o prédio que acabava de inaugurar, o da nova prefeitura também é um problema. “Na verdade, herdamos um ‘caixotão’”, disse em referência ao espaço físico sem as devidas instalações, como rede elétrica, rede lógica, mobiliário e o acabamento necessário para entrar em operação. “Mas estamos buscando solução para aquele prédio também, e assim como resolvemos este [o Centro de Educação Infantil], vamos resolver o da prefeitura, porque não podemos governar Santana do Paraíso com uma visão mesquinha, mas de cidade grande, integrada a uma Região Metropolitana”, concluiu.


O prefeito Zizinho durante o ato de inauguração: “Nosso desafio é fazer esta cidade avançar pra valer”
(Crédito: Fernando Benedito
)

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com