Cultura

Paraíso faz homenagem a tropeiros

PARAÍSO – No domingo (28), a praça de eventos no centro de Santana do Paraíso, foi o cenário principal para a festa do tropeiro 2017, em sua segunda edição. Evento de iniciativa do Conselho Municipal do Turismo (COMTUR) foi criado por lei no ano de 2015, tendo sua primeira edição em maio de 2016. A homenagem aos desbravadores, que no século XIX, tiveram participação importante no surgimento da cidade e da região do Vale do Aço, vai se tornando tradicional no calendário cultural do município, e cada vez mais atrai os admiradores de eventos dessa natureza.
Os preparativos começaram logo cedo, com um grupo de voluntarias reunidas na Escola municipal José Dias Bicalho Filho, com a preparação do almoço para as comitivas, em torno de 200 pessoas, e claro não poderia faltar, o “Feijão Tropeiro”. Em seguida, os cavaleiros começaram chegar na praça de eventos. No local foi montada uma grande estrutura com sonorização, tendas e área preparada para as modalidades do esporte rural. A tropa formada por dezenas de cavaleiros fez uma parada estratégica, por alguns minutos, na praça do Marco Rotário, reverenciando os tropeiro. No local se encontra uma escultura em homenageia aos desbravadores.
Após uma parada para o almoço, as atenções se voltaram para a área de festas, onde foi realizada a apresentação do Batuque, dança de origem africana, preservada por quilombolas da região do Achado na zona rural do paraíso. Um aglomerado numeroso de espectadores rodeou a tenda para apreciar a apresentação do grupo de batuque do Achado, formada em sua maioria por integrantes da Comitiva Bigode Grosso.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com