Nacionais

Paraíso cria força-tarefa contra a febre amarela

IPATINGA – Mesmo sem nenhum caso da doença registrado na região, a Prefeitura de Santana do Paraíso decidiu se antecipar no combate à febre amarela. Uma força-tarefa, com profissionais de várias secretarias municipais, foi formada nesta semana e está sendo preparada uma grande campanha contra os mosquitos dos gêneros haemagogus e sabethes, que têm macacos como os principais hospedeiros, e o mosquito aedes aegypti, que transmite também a dengue, a chikungunya e o zika virus. A doença não é contagiosa, ou seja, não há transmissão de pessoa para pessoa.

AÇÕES

A força-tarefa contra a febre amarela em Santana do Paraíso prevê ações em várias frentes. Nesta quarta-feira (12) a vacina contra a doença começou a ser aplicada, em todas as Unidades Básicas de Saúde do município, de 8h às 16h. Na próxima semana, além da vacinação, será feita uma grande mobilização, em toda a cidade, para limpeza de quintais, terrenos e vias públicas e combate aos focos dos mosquitos transmissores da dengue e da febre amarela.

VACINAÇÃO
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Cláudia Meire Gomes, a vacina está disponível em todas as Unidades de Saúde: Centro/São José, Veraneio, Residencial Paraíso, Industrial, Parque Caravelas, Jardim Vitória, Águas Claras, Cidade Nova e Ipaba. Recomenda-se que as pessoas levem o Cartão de Vacinação.
Na próxima semana, a vacinação contra a febre amarela será intensificada nas Unidades de Saúde do município, de 8h às 16h. Além das UBS e equipes de Saúde da Família, a campanha será levada também à zona rural, com um posto volante e busca ativa, de 8h às 12h, nas comunidades do Achado (dia 16), Brejão/Boachá (17), Cascalheiras (18) e Bom Sucesso (19). No dia 21, sábado, todas as Unidades funcionarão, de 8h às 16h, num novo esforço para imunizar toda a população de Santana do Paraíso.

TREINAMENTOS

Nesta quinta-feira foram realizados dois treinamentos para os profissionais da Secretaria de Saúde que participarão diretamente dessa força-tarefa contra a febre amarela. Na parte da tarde, enfermeiros e técnicos se reuniram na UBS do Centro, e aproximadamente 70 agentes comunitários de saúde e de endemias lotaram o plenário da Câmara Municipal – com a presença, inclusive, de vereadores – para outra capacitação na área de epidemiologia.

Governo estadual garante
que não vai faltar vacina


PARAÍSO
– A vacina contra a febre amarela é incluída no calendário nacional do SUS, mas sua dsitribuição está sendo reforçada devido ao surto que vem ocorrendo em vários municípios do Leste mineiro. Santana do Paraíso não tem nenhum caso registrado, e a expectativa da Prefeitura Municipal é que toda a população seja imunizada. A Secretaria de Estado da Saúde garante que não faltará a vacina.

PRIORIDADE
Nesta quinta-feira (12) a Prefeitura de Santana do Paraíso recebeu o primeiro lote de vacinas para reforçar seu estoque. Outro lote deve chegar nesta sexta-feira, e novos na próxima semana, quando será realizada uma intensa campanha em todo o município. Todas as pessoas com idade até 60 anos que ainda não foram vacinadas devem procurar um Posto de Saúde.
O atual esquema de vacinação contra a febre amarela prevê a aplicação de uma dose aos 9 meses de idade e um reforço aos quatro anos. Para pessoas a partir de 5 anos de idade que receberam uma dose, é necessário administrar um reforço. Quem nunca foi vacinado ou não possui comprovante de vacinação precisa receber a primeira dose, agora, e um reforço daqui a 10 anos. Pessoas que já receberam duas doses da vacina ao longo da vida já são consideradas imunizadas. A vacina só não é recomendada para gestantes e para mulheres que amamentam com filhos de até seis meses de idade.

A DOENÇA
A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus, transmitido por macacos e mosquitos, pode levar à morte em cerca de uma semana, se não for tratada rapidamente. Os casos são classificados como febre amarela “silvestre” ou “urbana”, sendo que o vírus é o mesmo, assim como a doença – a diferença é o mosquito transmissor.
Na forma silvestre, os mosquitos dos gêneros haemagogus e sabethes transmitem o vírus, e os macacos são os principais hospedeiros. Na urbana, o vírus é transmitido pelo mosquito aedes aegypti. A doença não é contagiosa, ou seja, não há transmissão de pessoa a pessoa, mas somente pela picada de mosquitos infectados.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com