Cidades

Para terceirizar Parque Ipanema, Sebastião Quintão quer cercá-lo

IPATINGA – A proposta de cercamento do Parque Ipanema está sendo alvo de uma virulenta polêmica nas redes sociais. A iniciativa é do governo de Sebastião Quintão (PMDB), mas se reveste de um pedido feito pelos Conselhos de Segurança Pública (Conseps), em grande parte liderados por aliados do prefeito, com a desculpa de que o cercamento é uma forma de garantir a segurança no Parque. Alguns comentários nas redes sociais alertam para a proposta de terceirização do Parque Ipanema pela administração municipal, o que seria facilitado com o cercamento. Além de restringir o direito de ir e vir, não resolver o problemas da segurança, a proposta das cercas vem exatamente no sentido inverso da criação do Parque, que foi o de unir a cidade num espaço único e aberto de convivência. Por si só, a proposta de cercar e de remeter esta proposta a outrem, para evitar desgastes, demonstra que há outros e inconfessáveis interesses por trás do tema.

ARGUMENTO PARA CERCAR

Segundo os defensores das cercas, em recente audiência com o prefeito de Ipatinga, Sebastião Quintão, foi feita a proposta de cercamento do Parque Ipanema, como forma de aumentar a segurança dos frequentadores do local. A extensão da área aberta facilita a fuga de quem pratica furtos e roubos, principalmente ao final do dia. “O assunto foi exaustivamente discutido com as polícias Civil e Militar nos últimos quatro anos. Importante lembrar que Parques como o da Catacumba (RJ), Buenos Ayres (SP) e o Municipal (BH) são todos cercados”, alegam os defensores de cercar o parque.
Ora, se forem analisadas as chamadas “zonas vermelhas” da cidade, aquelas onde se registram altos índices de criminalidade, o Parque Ipanema, certamente não será a prioridade entre elas. Portanto, desde já, um argumento refutável.

ABERTOS E FECHADOS

No debate, a historiadora Marilene Tuller faz uma intervenção pertinente: “Perguntar não ofende: importante lembrar que Parques como o da Catacumba (RJ), Buenos Ayres (SP) e o Municipal (BH) são todos cercados. Quem disse que não existe violência neste lugares, especialmente no parque Municipal de BH e no do RJ?”, indaga ela, salientando que conhece mais parques abertos que fechados e que este argumento é frágil e desconexo com a realidade. “Chamo o Parque Ipanema de ‘área de sociabilidade’, onde as duas cidades se encontram!”, diz.
Concebido pelo paisagista Roberto Burle Marx, o Parque Ipanema com mais de 1 milhão de metros quadrados, é uma das maiores áreas verdes do país situada dentro de um perímetro urbano. O complexo de lazer foi uma das últimas obras do paisagista e foi concebida exatamente como um parque aberto, assim como Lúcio Costa concebeu Ipatinga, na condição de uma cidade aberta, que precisava se expandir em outras direções com o advento do crescimento urbano e econômico.
A área compreendida pelo parque é também considerada como um dos bairros oficiais de Ipatinga, sendo que dos 35 bairros do município é o 27º maior em área total.

TERCEIRIZAÇÃO

Ao comentar o assunto na rede social, o presidente do Vale do Aço Convention & Visitors Bureau l VAC&VB, Rodrigo Viera Ribeiro, chama a atenção para proposta de terceirização do Parque, que pode estar embutida no debate: “Acho incrível a capacidade de aprontar antecipadamente para chegar no ponto que eles [governo] querem. Pretendem privatizar o parque. Ora, para privatizar tem que ser cercado. Nenhuma empresa se interessaria em pegar a gestão do parque se tivesse que gastar com o cercamento. O que eles fazem? Trazem um problema de outra natureza para justificar o cercamento, faz a população pagar o cercamento do parque, para em seguida entregar para a exploração privada. É mesmo uma monstruosidade”, afirma, cético em relação às reais intenções e argumentos da administração municipal: “Como se cercar fosse acabar com a violência ou reduzi-la”.

INFRAESTRUTURA
O Parque Ipanema possui cerca de 12 mil árvores plantadas, está localizado no centro da cidade e é uma área aberta a toda a população. Oferece área de lazer com pista para caminhada e corrida, lago com ilha, cata-ventos, brinquedos, anfiteatro e quadras poliesportivas. Recentemente foi instalado um palco para apresentação de shows e espetáculos, dentro da lagoa, construído com troncos de eucalipto e assoalho tipo deque, mede 383 metros quadrados.
Conta com quadras poliesportivas, campos de futebol, lago com Cata-vento, pista de Cooper e ciclovias, anfiteatro, Farmácia Verde, Horto Municipal, Centro Esportivo e Cultural 7 de Outubro, Ginásio Poliesportivo Eli Amâncio, playground, auditório, Parque da Ciência, estação meteorológica e biblioteca ecológica (Ecoteca). Os moradores de Ipatinga e de outras cidades da região são frequentadores assíduos do Parque Ipanema. O local possui iluminação, sinalização, sanitários, bebedouros e lixeiras de polietileno.

PARQUE DA CIÊNCIA

No Parque Ipanema está situado o Parque da Ciência, espaço informal de educação para divulgação científica. Também conhecidos como museus interativos de ciência, esses locais são dirigidos ao público em geral. Usam linguagem acessível com interações lúdicas para difundir conceitos das ciências naturais e popularizar o saber científico.
Têm como principais atrações montagens que apresentam princípios ou fenômenos físicos, biológicos, químicos ou astronômicos, e que podem ser vistas ou tocadas pelo visitante. O Parque da Ciência promove anualmente uma Mostra de Ciência e o Projeto Astronomia no Parque. O Parque da Ciência de Ipatinga possui um acervo com 60 montagens.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com