Cidades

Para Ozires Silva, Brasil precisa multiplicar sucessos

Ozires Silva durante a palestra sobre Criar, Inovar e Empreender: “Quem vai desenvolver o Brasil precisa ter ousadia para vencer desafios”

IPATINGA – A sabedoria e a experiência do ex-ministro de infraestrutura e um dos maiores empreendedores do país, Ozires Silva, conquistou cerca de 500 pessoas que assistiram à palestra “Criar, Inovar e Empreender: Ousar e Avançar para o Futuro”, no auditório da FIEMG, em Ipatinga, na noite de terça (19).
Ao abordar o tema inovação, área que permeou sua extensa experiência profissional, que inclui ainda a liderança do grupo que projetou e construiu o Bandeirante, primeiro avião comercializado pela empresa que hoje é uma das maiores da indústria aeroespacial, o palestrante é enfático:
 
As inovações comandam os sucessos dos produtos e serviços nos mercados mundiais. E tudo que se produz está progressivamente mais complexo com conteúdos tecnológicos requerendo Recursos Humanos, os mais qualificados.
Oficial da Aeronáutica e engenheiro formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Ozires Silva é um dos fundadores da Embraer e já foi ministro da Infraestrutura, nos anos 1990. Hoje aos 82 anos, é reitor do Centro Universitário Mont Serrat (Unimonte), em Santos (SP).

CAMINHO CERTO
Para o engenheiro, o Vale do Aço está no caminho certo. “É preciso buscar novas vocações, agregar valor aos produtos aqui produzidos e cada vez mais empenhar para pôr fim ao gargalo da logística a fim de tornar as empresas aqui instaladas mais competitivas. A competição é entre países e não mais entre empresas”. E completa, “a mobilização de pioneiros e visionários, com a cooperação do poder público, pode fazer transformações e diferenças marcantes. Isto tem acontecido no mundo, em vários países, destacando-se, entre outros, Coreia do Sul e China”.

REINVENÇÃO
Luciano Araújo, presidente da FIEMG no Vale do Aço, pontuou que a palestra é extremamente providencial e reflexiva. “É um prazer imensurável receber um dos fundadores da Embraer. Vivemos um momento de reinvenção do Vale do Aço e ninguém melhor que o Ozires Silva com sua experiência e otimismo para nos fazer repensar nosso negócio e aproveitar as oportunidades que estão surgindo”.

MULTIPLICAÇÃO

Segundo Ozires, o país precisa multiplicar sucessos, e isso implica na educação, inovação e empreendedorismo. “Qualquer um de nós pode ser um empreendedor. Quem vai desenvolver o Brasil precisa ter ousadia para vencer desafios, por meio da formação de equipes técnicas. É preciso ter educação, treinamento, inovação, lideranças e eficiência administrativa”. E ressalta: “As oportunidades estão abertas a todos, não podemos perdê-las”. Como exemplo, cita a Coreia do Sul, cujo crescimento econômico se deu através da educação. “Produtos coreanos estão em todos os lugares do mundo, mas não encontramos produtos brasileiros nas ruas coreanas e nem em outros países”, comparou.

PRODUTIVIDADE
De acordo com dados apresentados a produtividade brasileira cresceu somente 4,7% entre 2008 e 2011; o custo salarial cresceu 12,4%; já as vendas internacionais caíram 17% e o custo dos serviços financeiros encontra-se 33% maior do que a média mundial.

Intenções

Durante o evento foi assinado o Protocolo de Intenções entre a FIEMG Regional Vale do Aço e a Minas Gerais Educação S.A; mantenedora do Centro Universitário UNA. Na ocasião Luciano Araújo e o reitor da Universidade, professor Átila Simões da Cunha, assinaram o termo que visa à realização conjunta de quatro palestras ao longo de 2014, com temas inovadores e relevantes para as organizações empresariais.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com