domingo, novembro 24, 2024
spot_img
InícioCidadesPais de crianças com TEA poderão enviar lanches para escola

Pais de crianças com TEA poderão enviar lanches para escola

Medida visa evitar que crianças com seletividade alimentar tenham sofrimento com a alimentação oferecida pelas escolas

IPATINGA – 45 a 75% das crianças que estão dentro do espectro autista possuem alguma dificuldade em relação à alimentação, dificuldade em relação à escolha dos alimentos e a dinâmica dos momentos de refeição. Por isso mesmo, o vereador Avelino Cruz – Vevé, propôs um projeto de lei, que foi aprovado em primeira votação na tarde desta terça-feira, (12/7) na Câmara de Ipatinga, dando a garantia que alunos com TEA possam levar seus próprios lanches para a escola.

“Uma das dificuldades alimentares se refere à rigidez comportamental, levando o aluno a uma alimentação monótona, assim como pode haver alterações da sensibilidade tátil, podendo levar o aluno a ter rejeição por determinados alimentos, desta forma, e em respeito às individualidades, a proposta contempla que cada família possa enviar o lanche dos alunos com seletividade, caso desejem”, explicou Avelino.

Ele fez questão de reiterar que reconhece o padrão nutricional das merendas servidas pelas escolas, mas que, no caso de alunos com TEA, a situação é delicada e caberá à cada família optar pela alimentação que cause menos transtorno ao aluno.

Seletividade alimentar é o ato que a criança (ou o adulto) tem de rejeitar alguns alimentos ou grupos alimentares, gerando muitas vezes, desinteresse pela comida, falta de apetite ou até náuseas e vômitos

Para a criança ter o direito, ela precisa ter laudo devidamente assinado por profissional capacitado junto à Secretaria Municipal de Educação, ou junto à Escola. 

RELATED ARTICLES
- Advertisment -spot_img

Most Popular

Recent Comments