Policia

Operação resgata 674 animais silvestres

(Crédito: Divulgação/Semad)

 BH – A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) divulgou, na manhã desta terça-feira (30), o resultado da operação Amazona/Bicho da Mata, deflagrada no último dia 24, em municípios do Norte do Estado e Vales do Jequitinhonha e Mucuri, com o objetivo de coibir o tráfico de animais silvestres em Minas Gerais. 
Na ação, realizada em parceria com o Instituto Brasileiro dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Polícia Militar de Meio Ambiente, foram apreendidos 674 animais, armas de fogo, armadilhas, anilhas, gaiolas, viveiros, entre outros artigos usados para captura e tráfico.

Cerca de 80 pessoas, entre agentes fiscais e policiais, participaram da ação que foi a maior operação de combate ao tráfico de animais registrada em Minas Gerais desde o início da transição da gestão da fauna do governo Federal para o Estadual, em 2013. Os alvos foram os municípios de Itaobim, Teófilo Otoni, Cachoeira do Pajeú, Almenara, Araçuaí, Padre Paraíso, Virgem da Lapa, Ponto dos Volantes, Itinga e Divisa Alegre, além dos distritos de Itamarati, Machado Mineiro e São Francisco.

De acordo com o chefe de fiscalização da fauna da Semad, Daniel Colen, a Polícia Militar de Meio Ambiente executou um trabalho prévio de identificação do comércio ilegal da fauna silvestre  e localizou os pontos de cativeiro. “A partir dessas informações, planejamos a ação com o Ibama e montamos, com o apoio da PRF, barreiras na BR 116, em diferentes municípios, para fecharmos o cerco aos traficantes”, afirmou.

Entre os animais apreendidos estão 673 aves e um réptil, além de oito armas de fogo e 594 gaiolas. “Os animais encontrados em condição de soltura foram devolvidos ao habitat natural. Os demais foram encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres, em Belo Horizonte”, informou Colen.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com