Policia

Operação prende autor de homicídio e de tentativa

Yasmini Gomes

IPATINGA – Representantes das polícias Civil e Militar de Ipatinga apresentaram na tarde desta segunda-feira dois jovens suspeitos de cometerem crimes violentos contra a vida no município. Foram presos Gabriel Cristian Teodoro Dias, de 18 anos, e Vinícius Marques Veríssimo, de 26 anos. A dupla foi encaminhada ao Ceresp de Ipatinga.

A delegada regional Irene Franco explicou que a prisão dos dois indivíduos faz parte das ações da Operação Viva Mais Vale, que foi iniciada em janeiro deste ano. “É uma convergência de forças das polícias e do Ministério Público, que visa a troca de informações para apurar os crimes violentos contra a vida. Como resultado, temos não somente a prisão de autores, como também inquéritos policiais mais completos e de melhor qualidade e isso, consequentemente, leva à condenação dessas pessoas que insistem em agir contra a lei”, explicou.

O comandante do 14º Batalhão da Polícia Militar de Ipatinga, coronel Edvânio Carneiro, enfatizou a declaração da delegada e acrescentou que a polícia trabalha ao lado da comunidade. “Cada policial militar trabalha diretamente dentro de uma região, um bairro, e isso traz mais proximidade com a população daquele local. Em Ipatinga, tivemos uma redução no número de homicídios consumados e tentados, e caminhamos para que isso continue. Tiramos de circulação não só os infratores, mas também armas de fogo”, afirmou.

ASSASSINATO
Gabriel Cristian Teodoro Dias, de 18 anos, foi preso na última sexta-feira (6), após ser localizado na residência de sua mãe, em Ipaba. Ele confessou ter matado com golpes de faca o padrasto Marcos Rodrigues de Oliveira, de 56 anos, que era comissário da Infância e da Juventude em Ipatinga.

O crime ocorreu na noite do último dia 31, dentro do apartamento da vítima na rua Rio Tietê, bairro Parque das Águas. Após uma discussão, Gabriel desferiu vários golpes de faca contra Marcos.
Depois do delito, o jovem deixou o local e entrou em contato com seus familiares, pedindo que fossem ao apartamento verificar o quadro de saúde da vítima. Marcos foi encontrado já sem vida dentro do imóvel.

O delegado Eduardo Vinícius explicou que ao ser preso, Gabriel confessou o crime. “Com tranquilidade, ele nos confessou o crime. O perito chegou a afirmar que o jovem, ao cometer o crime, tentou decapitar a vítima e arrancar seus membros superiores, o que comprova o ódio de Gabriel para com Marcos. A vítima não possui nenhum histórico criminal, já o autor é frio e não mostrou arrependimento”, informou o delegado.
À imprensa, Gabriel não quis dar entrevista. Ele foi preso por força de um mandado de prisão.

TENTATIVA

Já Vinícius Marques Veríssimo, de 26 anos, é suspeito de envolvimento em uma tentativa de homicídio registrada no bairro Bethânia. O crime ocorreu em 28 de maio de 2009, quando Felix dos Anjos Sobrinho, de 26 anos, foi surpreendido por um homem em uma motocicleta de cor preta.

O autor se aproximou da vítima e efetuou dois disparos em sua direção. Felix foi atingido no lado esquerdo do quadril, socorrido por uma equipe médica e encaminhado ao hospital.

O delegado explicou que investigações levaram a polícia a identificar o autor, e ao Ministério Público a constatar que ele continuava na prática de crimes. “O promotor de Justiça, Bruno Giardini, ao analisar o inquérito contra Vinícius observou que mesmo após a tentativa de homicídio, ele continuava na prática de outro crime violento, que é o roubo. A partir daí ele expediu um mandado de prisão preventiva em desfavor do autor, que se mostrou um risco para a sociedade”, afirmou.

Vinícius foi localizado na sexta-feira (6), no bairro Caravelas. Ao ser questionado pela imprensa, ele não quis gravar entrevista.

RESULTADOS
Eduardo Vinícius acrescentou que o resultado da operação, que já prendeu cerca de seis pessoas, é satisfatório e contribui para a redução da violência em Ipatinga. “São respostas que damos à sociedade e nos deixam motivados. Retiramos dois infratores de circulação, e isso passa uma sensação de que há penalidade. Ajudamos a sociedade de bem, que é a que mais sofre com a violência. Cerca de seis pessoas já foram presas este ano após darmos início à operação e continuaremos na busca de prender outros autores de crimes violentos contra a vida”, concluiu.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com