Baixa umidade do ar exige cuidados, como a hidratação, uso de protetor solar e evitar exposição ao Sol
BRASÍLIA – A nova onda de calor que afeta o Brasil provocará chuvas e temperaturas acima de 40ºC neste domingo (12), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Entre as capitais do país, as maiores máximas estão previstas para Cuiabá (41ºC), Rio de Janeiro (40ºC), Campo Grande (40ºC), Boa Vista (40ºC) e Teresina (39ºC).
No Vale do Aço, segundo o Inmet, os termômetros chegam a 37º hoje e amanhã, mas a sensação térmica deve chegar aos 40ºC. A partir de terça-feira a temperatura cai para 34ºC. A previsão da temperatura e umidade do ar na região nos próximos dias é a seguinte:
Temperatura
Domingo – 37ºC
Segunda-feira – 37º
Terça-feira – 34ºC
Quarta-feira – 34ºC
Quinta-feira – 35ºC
Umidade
Domingo: 30%
Segunda-feira 30%
Terça-feira: 40%
Quarta-feira: 40%
Quinta-feira: 40%
MASSA DE AR QUENTE
O aumento das temperaturas é explicado pela presença de uma massa de ar quente que atua sobre o centro do Brasil e que se intensifica neste fim de semana em todos os estados do Centro-Oeste e do Sudeste, além de parte do Nordeste.
Já as chuvas no Sul são provocadas por uma frente fria que deve avançar pela região, reforçando a instabilidade. Ao encontrar uma massa de ar excepcionalmente quente sobre o Brasil, o sistema frontal acaba por agravar o risco de tempo severo com temporais isolados principalmente nos territórios catarinense e paranaense.
A previsão é de que cidades do centro para o oeste e o norte do interior paulista tenham máximas à tarde perto e acima de 40ºC. Pontos do litoral também podem bater 40ºC.
De acordo com a Defesa Civil do estado, a umidade relativa do ar encontrava-se em níveis críticos em torno de 15% nas regiões do oeste e norte paulista, como nas regiões de Presidente Prudente, Barretos e Jales.