Cidades

Olicei 2019 é encerrada com apresentações de música e dança

Disputada durante três meses, Olimpíada do Conhecimento, Cultural e Esportiva de Ipatinga teve a participação de cerca de 10 mil alunos, representando 60 escolas de todas as redes de ensino do município

IPATINGA – Contagiantes apresentações de música e dança, seguidas de premiações, marcaram na quinta-feira (31) o encerramento da edição 2019 da Olimpíada do Conhecimento, Cultural e Esportiva de Ipatinga (Olicei), evento retomado pelo atual governo do município no ano passado, após quase três décadas paralisado. Em grande estilo, os alunos de 12 escolas da rede pública e privada participaram desta última etapa da competição, realizada no teatro do Centro Cultural Usiminas.

Centenas de alunos, pais, familiares e amigos, além de professores, lotaram o teatro para prestigiar as apresentações. Ao final de cada uma delas, vibrações positivas, demonstrações de carinho e muitos aplausos vieram da plateia em retribuição à qualidade das performances.

Nas apresentações do Festival de Música, os estudantes de dez escolas abordaram como tema a Educação Integral. As canções eram de autoria dos próprios alunos. No momento da dança, o público se levantou, interagiu e aplaudiu muito. Nove escolas participaram do Festival de Dança, ao som de vários ritmos brasileiros e clássicos.

JÚRI E VENCEDORES

Em cada categoria, os espetáculos foram avaliados por uma banca de três jurados. Uma equipe composta por professores e coreógrafos julgou no Festival de Dança os critérios de Execução, Sincronismo, Variações de formação, Exploração do espaço, Criatividade e Coerência. Já na música foram analisados quesitos como Composição, Execução Vocal e Instrumental e Harmonia. Em todas as avaliações as escolas participantes receberam notas de 0 a 10.

Houve muito suspense no momento do anúncio dos vencedores. Na competição musical, levou o 3º lugar a Escola Educação Criativa, do bairro Cidade Nobre, com 177,05 pontos. O 2º lugar ficou com a Escola Municipal Carlos Drummond de Andrade, do Ideal, com 179,05 pontos, e quem levou o primeiríssimo lugar foi a Escola Municipal Padre Cícero de Castro, do Areal, com 188,05 pontos.

Pelo segundo ano consecutivo, a E. M. Levindo Mariano, do bairro Bom Jardim, se destacou no Festival de Dança, vencendo a competição com 203 pontos. A E. M. Carlos Drummond de Andrade, segunda colocada, somou 190 pontos. A terceira posição ficou com a Escola Educação Criativa, com 150 pontos.

As escolas foram premiadas com medalhas e troféus.

“Os Festivais de Música e Dança, além de envolverem nossos alunos na preparação dessas apresentações, também são uma ferramenta para descoberta de talentos. É muito gratificante ver o esforço e a dedicação de cada um. As apresentações foram magníficas. Eles compreenderam muito bem o tema proposto e as execuções foram perfeitas”, avaliou a secretária municipal de Educação, Eva Sônia.

OLICEI 2019

A Olimpíada do Conhecimento, Cultural e Esportiva de Ipatinga (Olicei 2019) foi retomada na gestão do prefeito Nardyello Rocha após 28 anos, em 2018, sendo esta a segunda edição consecutiva. Foram quase três meses de atividades em esportes coletivos e individuais, além das apresentações artísticas e o Festival Psicomotor. Para este ano, também foram realizadas provas sobre o conhecimento, sendo apresentados inovações e avanços introduzidos na metodologia do ensino e aprendizagem da rede municipal.

De acordo com a Administração municipal, participaram cerca de 10 mil estudantes, representando 60 escolas de todas as redes de ensino do município.

Foram disputadas as modalidades de futsal, handebol, câmbio categoria A, voleibol categorias A e B, atletismo olímpico, atletismo paralímpico, basquete, xadrez e damas. Somente da Mostra Cultural e Festival Psicomotor participaram cerca de 4.000 alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I da rede municipal.

JEI

As premiações das escolas campeãs dos Jogos Escolares de Ipatinga (JEI) – um dos braços da Olicei – foram feitas nessa quinta-feira (31), antes das apresentações do Festival de Dança e Música, no teatro do Centro Cultural Usiminas. Entre todos os educandários, o maior número de pontos foi computado pela Escola Municipal Nelcina Rosa de Jesus, do bairro Veneza.  Alegre com resultado positivo que a competição apresentou nesta edição de 2019, o prefeito Nardyello Rocha parabenizou e agradeceu a todos os envolvidos na Olimpíada. O chefe do Executivo ressaltou que a Olicei já se constitui no maior evento do gênero em todo o Estado e repetiu que uma das metas do governo é dotar a cidade de Ipatinga da melhor estrutura educacional do interior de Minas Gerais.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com