Cidades

Oficinas de gastronomia do Ipatinga Gourmet estão com inscrições abertas

IPATINGA – O Festival de Gastronomia Ipatinga Gourmet é um dos destaques deste mês no Vale do Aço. O evento, que acontece de 4 a 11 de novembro, será aberto às 13h, no Domingo no Parque – Feirarte, no Parque Ipanema, ao som das bandas Cumpadre Nestor e Banda Gertrudes.

Na programação do Festival, estão oficinas gastronômicas e tecnológicas. Os cursos, que já têm inscrições abertas, mas com vagas limitadas,  serão promovidos de 5 a 9, no Hipermercado Consul e na sede do Sebrae.

INÍCIO

A série de oficinas terá início no dia 5, com a preparação do prato Torre de Chips habitada por pernil e seu amigo quiabo, sob a orientação dos chefs Ana Fábia e Augusto Nora.

No dia 6, os chefs Marcelo Branquinho e Simone Xavier vão ensinar os alunos a preparar o Bouquet de Quiabo com Bacon (aligot de batatas e redução de shoyo com mel).

Arroz Caldoso com quiabo está no menu do dia 7. O prato será ensinado pelos chefs Saulo Godoy e Thamires Viana.

Érica Kokke e Waldecir Alves assumem o fogão no dia 8, quando ensinarão os alunos a fazer um Caviar de quiabo defumado, preparado à base de musseline de batatas e costelinha suína.

Essas oficinas serão ministradas sempre de 19 às 21h30, na Cozinha Experimental do Hipermercado Consul, no Shopping Vale do Aço, no bairro Horto.

LOCAL

As Oficinas Tecnológicas serão oferecidas pelo evento, em parceria  Sebrae, em sua sede – Av. Simon Bolivar, 63 – bairro Cidade Nobre, nos dias 5 e 6, sempre de 13h30 às 17h.

 

Oficina ensina boas práticas na manipulação de alimentos

 

Boas práticas de manipulação de alimentos, tema do primeiro curso, será ministrado por Rômulo Anício, engenheiro ambiental e gerente da Vigilância Sanitária da Prefeitura Municipal de Ipatinga. A oficina, segundo ele, abordará os benefícios de se seguir a legislação Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação (RDC 216/2004). A importância das normas para manipuladores de alimentos e o sucesso no mercado de alimentação e biossegurança também serão foco da aula.

Como aumentar suas vendas com criatividade será o assunto da oficina que será ministrada por Alessandro Lima Challub. Graduado em administração com especialização em marketing, finanças e empreendedorismo e em gestão de pequenos negócios, Alessandro é analista do Sebrae Minas e professor na Faculdade Única de Ipatinga. Ele tem experiência ainda na área de Educaçã-o, com ênfase em Educação Empreendedora, atuando principalmente nas áreas de empreendedorismo, vendas, cliente, atendimento e finanças.

Feliphe Homem Borges responderá pela oficina do dia 7, trazendo como tema Finança para restaurantes.

Segundo a produtora cultural, Leila Cunha, proprietária da Fino Trato que assina a produção do Festival, as oficinas têm como público-alvo empresários,  gerentes de bares, restaurantes, mas é aberto a toda comunidade. “Os curso objetivam capacitar pessoas e motivar empreendedores a  ampliar a competividade e a qualidade dos serviços oferecidos aos seus clientes, moradores da região e aos vindos de outras localidades”.

Ainda conforme destaca Leila Cunha, “as oficinas são um prato cheio para quem gosta desta brincadeira: cozinhar. A promoção dos cursos é também uma forma de valorização do Vale do Aço, a partir d estímulo das pessoas a se envolver com atividades gastronômicas.”

Para o chef Jason Vasconcelos, as oficinas são um importante espaço gastronômico de aprendizagem e de valorização dos talentos da gastronomia regional.

O Ipatinga Gourmet é uma realização da Fino Trato, gestão de boas ideias, e Sebrae. O Festival conta com o apoio da Prefeitura de Ipatinga e Conselho Municipal de Turismo (Comtur/Ipatinga),  Pharse,  Consul,  Cenibra,  Instituto cultural Usiminas, Porto Seguro, Cervejaria Brüder, Mil Estruturas.

SERVIÇO

Interessados em se inscrever nas oficinas podem fazer contato pelo telefone  9 8829-9591 ou pelo emailipatingagormet@gmail.com.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com