Cidades

Obras transformam sonho em realidade no Nova Esperança

Secom PMI

IPATINGA – Um sonho antigo, aguardado com ansiedade pelos moradores, as obras de melhorias na infraestrutura urbana do bairro Nova Esperança, em Ipatinga, já se transformam em realidade. As principais intervenções incluem construção de muros de arrimo e contenção de encostas, drenagem pluvial, recuperação de vias e áreas degradadas, além da pavimentação de ruas e becos. Os investimentos somam R$ 6,4 milhões, obtidos pela Prefeitura de Ipatinga por meio de financiamento do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) e a contrapartida do município.

OBRA COMPLEXA
Há duas semanas estão em pleno andamento as frentes de trabalho para recuperação das Ruas 6 e 16, sendo que a primeira foi completamente “engolida” por uma erosão. Considerada uma obra de alta complexidade, a intervenção inclui a construção de uma escada pluvial com cerca de 85 metros de comprimento, construção de dois muros de arrimo e aterramento.

Para que os tratores e funcionários da empreiteira contratada pela Prefeitura pudessem iniciar as intervenções, uma via de acesso ao local teve que ser construída. Duas famílias que viviam no local, em condições de risco, foram removidas e incluídas no programa de aluguel social custeado pelo município.

De acordo com o cronograma de intervenções da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop), o projeto de melhorias urbanas do bairro Nova Esperança envolve várias frentes de trabalho. No total está prevista a construção de 65 muros de arrimo e a recuperação ambiental de uma área de aproximadamente 70 mil metros quadrados, com o plantio de 12 mil mudas de árvores nativas.

PLANOS
Do quintal de casa, a doméstica Maria Aparecida Domingos, de 50 anos, acompanha atenta os trabalhos de recuperação da cratera na Rua 6. Aliviada, ela conta que no período chuvoso se acostumou a passar as noites em claro, com medo de desmoronamentos. O risco de tragédias no local fez com que a família se mudasse durante as fortes chuvas que atingiram Ipatinga em dezembro de 2013. “Esse drama agora vai acabar. As obras estão garantindo uma condição de vida mais segura”, diz Maria Aparecida, que mora com o marido e uma filha de 17 anos.

Perto dali, na Rua 15, a auxiliar de serviços gerais Juliana Gonçalves Vieira, 34 anos, já comemora a conclusão das obras de um muro de arrimo que vai evitar novos desmoronamentos de terra. Em 2013, também por causa das chuvas, parte do imóvel onde vive ao lado de cinco filhos e uma neta foi atingido por um barranco. Por sorte, ninguém se machucou. “Agora já penso até em ampliar a minha casa, construindo um segundo pavimento”, planeja.

Projeto prevê construção da “nova” Rua 16

Usado diariamente por moradores de diferentes idades para encurtar a distância entre as Ruas 14 e 15, no bairro Nova Esperança, um perigoso e estreito trecho de terra, ladeado por um barranco que em alguns pontos chega a ter 20 metros de altura, começa a ser preparado para se transformar na Rua 16. Depois de pronta, a via será asfaltada e terá 400 metros de extensão e 4,5 metros de largura.

“A abertura dessa via era uma antiga reivindicação dos moradores. A prefeita Cecília Ferramenta disse em 2012 que, caso fosse eleita, iria realizar essa obra. Agora ela está cumprindo o prometido e, além disso, fazendo melhorias em todo o bairro, que há anos clamava por socorro”, argumenta Aurélio Moreira de Sousa, que é presidente da Associação de Moradores do Nova Esperança (Ambine).

Até agora, mais de 15 muros de contenção já foram finalizados e entregues à comunidade do Nova Esperança. Um deles, de 25 metros de comprimento e 6,5 metros de altura, foi erguido na Rua 14, que também ficou interditada por causa de uma erosão. No local, a Prefeitura executou ainda a construção de escadas de acesso às residências dos moradores e, atualmente, resta apenas a pavimentação asfáltica da via.

Moradores comemoram a recuperação da Rua 6

Há mais de quatro anos, resolver situações corriqueiras na região central de Ipatinga, como fazer compras ou mesmo ir ao banco, ficou mais difícil para a dona de casa Selma Paulina Franco, de 37 anos. Depois que a erosão engoliu parte da Rua 6, no Nova Esperança, o itinerário do ônibus que faz a linha 309 teve que ser alterado. “O ônibus passava na porta da minha casa, e agora tenho que andar, subir um morro, até chegar ao ponto mais próximo”, conta a moradora, que é mãe de cinco filhos, todos menores de idade.

Pelo cronograma de intervenções já em execução pela Prefeitura, o drama vivido pela dona de casa e outros moradores da Rua 6 está chegando ao fim. As obras de drenagem no local incluem a recuperação completa da via, que voltará a ser aberta para o trânsito de veículos.

“A obras vão melhorar significativamente as condições de vida das pessoas que moram no bairro Nova Esperança e que nos últimos anos sofreram com o descaso das administrações. Todas essas obras são uma determinação da prefeita Cecília Ferramenta”, reforça a secretária municipal de Obras de Ipatinga, Anna Sylvia Rodrigues, que acompanha de perto a execução dos serviços e mantém uma agenda de reuniões com moradores do bairro para informar sobre o andamento do projeto.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com