Cidades

Obras na Aperam vão contratar 73% de mão de obra regional

TIMÓTEO – A Aperam South America anualmente realiza atividades estratégicas de manutenção, obras civis e reforma de equipamentos na sua planta industrial. Para isso, contrata os serviços de empresas especializadas, que tradicionalmente optam por empregar trabalhadores da região de Timóteo. Nos últimos três anos, incluindo a temporada atual, a média de profissionais locais contratada tem ficado em torno de 75% do total da mão de obra necessária.

TRABALHADORES LOCAIS

Para 2017, as empresas fornecedoras já planejavam a contratação de aproximadamente 1.450 profissionais da região, o que representa 73% de toda a mão de obra necessária às atividades. As contratações são feitas conforme cronograma de obras e programação de serviços. O trabalho inicia neste mês de novembro e vai até o final do mês de janeiro/2018.
Além de todo esse grande volume de trabalhadores, também são contratados produtos e materiais desenvolvidos por empresas locais. Tudo isso gera impactos positivos na economia da região, com a geração de trabalho, oportunidades, renda e compras no comércio local, ocupação de hotéis e movimentação dos restaurantes.
As empresas prestadoras de serviço possuem autonomia, garantida inclusive por lei, para montar suas próprias equipes. O aproveitamento de trabalhadores da região é importante, pois os profissionais já estão inseridos na comunidade e possuem qualificação adequada para a maior parte dos serviços.

Encontro pede vagas para
os trabalhadores da região


TIMÓTEO
– Representantes do Departamento de Recursos Humanos da Aperam, do Sindicato dos Metalúrgicos (METASITA), representante do Legislativo, vereador Adriano Alvarenga, da Prefeitura Municipal, Carlos Vasconcelos e o mandato do deputado estadual Celinho do Sinttrocel (PCdoB) para tratar sobre a contratação de trabalhadores locais para atuar na parada preventiva que a empresa faz neste final de ano.
Um compromisso foi selado e as empresas terceirizadas, que vão atuar nas obras no alto forno da Aperam, deverão contratar até 73% de mão de obra local e da região do Vale do Aço.
Segundo informações do deputado Celinho, o número de trabalhadores a ser contratado será de cerca de 1.500, sendo que já foram preenchidas 398 vagas e, em dezembro se chegará à totalidade das contratações.

EMPRESAS

Celinho informa ainda que das empresas contratadas para a preventiva, 50% estão instaladas na região. A Aperam contratou para a obra empresas como Conenge, Grupo Paul Wurth, TMI, Magnesita, ICEM, Marco Engenharia, MEIC, EPRON e Reframax entre outras, algumas com muita especialização para o serviço demandado pela Aperam. Ele acrescenta que das empresas, apenas cinco terão quadro de funcionários acima de 100. Ele lembra que o serviço é temporário e será finalizado em fevereiro de 2018. Além disso, as obras irão gerar além dos postos de trabalho direto, haverá contratações indiretas como serviços de alimentação, limpeza e etc.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com