Cidades

Obras melhoram a qualidade de vida no bairro Nova Esperança

Dona Romilda mostra as obras no Beco 4 da Rua 8

IPATINGA – “Durante anos tive a sensação de viver isolada do restante da cidade, sem contar o medo de desmoronamentos em épocas de chuvas. Receber serviços básicos, como atendimento médico domiciliar, era quase impossível por causa do acesso precário. Agora tudo está se transformando, e a vida na comunidade vai melhorar cada vez mais.” O depoimento, em tom de alívio e satisfação, é da dona de casa Romilda de Fátima Jesus. Aos 62 anos, a aposentada vive num imóvel simples no Beco 4 da Rua 8, localizada no alto do bairro Nova Esperança, ao lado da mãe, que tem 102 anos, e duas crianças menores de 10 anos.

A família da dona de casa é uma das centenas beneficiadas pelas obras de infraestrutura urbana, drenagem e pavimentação de becos e ruas do bairro Nova Esperança, que são executadas pela Prefeitura. Os recursos para custear as intervenções, da ordem de R$ 6 milhões, foram conseguidos pela prefeita Cecília Ferramenta com financiamento do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais, dentro do programa BDMG Urbaniza.

“A realização dessas intervenções numa das regiões mais carentes do município representa muito para os moradores e vai melhorar a qualidade de vida na comunidade”, avalia a prefeita de Ipatinga. O programa de urbanização foi lançado no final de 2014 e, além de melhorar as condições de infraestrutura urbana, tem o objetivo de minimizar as áreas de riscos no bairro, que integra uma das regiões mais populosas do município.

INTERVENÇÕES
O pacote de obras inclui a construção de mais de 60 muros de arrimo para contenção de encostas, drenagem e sistema de esgotamento sanitário, pavimentação de ruas, becos, escadarias e rampas e abertura de novas vias para melhorar a mobilidade dos moradores no local. Também está prevista a recuperação de áreas de proteção ambiental. No total, serão 70.000 mil metros quadrados reflorestados, com o plantio de mais de 12 mil mudas de árvores nativas da região, sendo que as primeiras espécies já foram plantadas e estão em pleno desenvolvimento.

Projeto de mobilidade inclui a construção de novas vias
Como parte do projeto de mobilidade e infraestrutura urbana em execução no Nova Esperança, a Prefeitura também já iniciou a abertura de novas ruas para garantir mais comodidade e segurança aos moradores. Com 345 metros de extensão e 4 metros de largura, a Rua 16 vai interligar as Ruas 14 e 15 e será toda asfaltada.
As obras incluem a construção das redes de esgoto e água, iluminação pública e drenagem, além da contenção de talude e reflorestamento. Em outra frente, estão sendo executadas as obras da pista que vai interligar as Ruas Camomila e Narcísio, incluindo o prolongamento da Rua Hortência. As intervenções são realizadas em parceria com a Copasa, atendendo a uma antiga reivindicação dos moradores e motoristas que trafegam pelo bairro.


Obras dão cara nova aos becos do bairro Nova Esperança

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com