Cidades

Obras da Avenida Maanaim mudam a paisagem da cidade

IPATINGA – Quem vê de perto até se impressiona com a grandeza do projeto em execução, mas não se dá conta da transformação que as obras da Avenida Maanaim já provocam na paisagem de Ipatinga. Cerca de 35 profissionais e uma patrulha completa de terraplenagem e pavimentação seguem o ritmo normal do cronograma de construção, adiantando o trecho que vai ligar a Avenida Simon Bolivar, na área da feira do Canaã, até a ponte que fica na altura da Rua Visconde de Mauá, no bairro Cidade Nobre.

RETOMADA

A construção da Avenida Maanaim foi resgatada com a intervenção direta da prefeita Cecília Ferramenta, a partir de 2013, junto aos Ministérios das Cidades e do Planejamento e ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A obra foi paralisada em 2012, no governo anterior, com apenas um pequeno trecho executado, interligando quatro ruas do Iguaçu ao Parque Ipanema. Após diversas reuniões técnicas e vistorias, a Prefeitura conseguiu autorização para reprogramar o projeto e realizar nova licitação.

“Estamos seguindo o plano de trabalho, realizando todo o processo de corte do terreno, transporte, carga e compactação de aterro nessa fase. Esperamos concluir todas as etapas de intervenções dentro do planejado”, afirma o supervisor de obras Jairo Mendes, responsável pelos serviços executados no trecho de 800 metros. Na sexta-feira (3), a movimentação no local era intensa de trabalhadores e da frota de caminhões, patrol, escavadeira, retroescavadeira, rolo compactador, basculante e pipa.

MOBILIDADE
“O trecho que está sendo realizado, no sentido centro-bairro, representa uma etapa importante e vai trazer mais mobilidade e fluidez no trânsito”, avalia a secretária municipal de Obras Públicas, Anna Sylvia Rodrigues. Pelo projeto de construção da Avenida Maanaim, serão executadas obras de terraplanagem, dragagem do leito do Ribeirão Ipanema, drenagem pluvial (escadas hidráulicas e canaletas), proteção de talude com gabiões e grama esmeralda, pavimentação, sinalização, arborização e iluminação.

LIGAÇÃO
A parte mais avançada vai interligar a Avenida Simon Bolívar à ponte no Cidade Nobre, com acesso a partir da Rua Visconde de Mauá. Já no trecho até a Avenida Guido Marliére, no Iguaçu, estão sendo realizados os trabalhos de dragagem do ribeirão e colocação de gabiões para proteção das margens do ribeirão, que são necessários para suportar, posteriormente, as obras de pavimentação e garantir as condições ambientais da obra.

INVESTIMENTOS
Os investimentos previstos nessa etapa do projeto da Avenida Maanaim são da ordem de R$ 4,3 milhões, garantidos em parceria da Prefeitura com o governo federal, por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A nova avenida terá pista de 10,5 metros de largura, com duas faixas de tráfego, e mais acostamento, ciclovia (3m de largura), canteiro e passeio (2m de largura). Além disso, ao longo da nova via haverá uma área gramada de seis metros de largura, entre a pista de rolamento e as margens do Ribeirão Ipanema.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com