Segundo a revista Veja, ministro e presidente tiveram conversa tensa por telefone
BRASÍLIA – O presidente Jair Bolsonaro pediu ao ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, que peça demissão do cargo. Em resposta, Mandetta afirmou: “O senhor que me demita, presidente”. O diálogo foi revelado pelo site da revista Veja nesta sexta-feira (03).
A conversa com Bolsonaro foi relatada por Mandetta aos chefes do Congresso, Davi Alcolumbre (DEM-AP) e Rodrigo Maia (DEM-RJ), durante um jantar na quinta-feira (02). Na ligação, o ministro teria dito ainda que o presidente se responsabilizasse sozinho pelas mortes causadas pelo coronavírus.
Mandetta disse ainda aos líderes do Congresso, segundo a Veja, que a situação com o presidente era “insustentável”. O ministro teria revelado estar em seu limite, após sucessivas críticas do chefe do Palácio do Planalto sobre sua atuação. A aliados, ele tem dito que quer sair do cargo, mas não quer se demitir.
JOVEM PAN
Em entrevista à rádio Jovem Pan, Bolsonaro afirmou que não quer dispensar Mandetta “no meio da guerra”, mas acusou o ministro de falta de humildade e declarou que “nenhum ministro é indemissível”.
Os dois têm se bicado por defenderem estratégias diferentes para lidar com a pandemia de coronavírus. O ministro se mostra preocupado com a sobrecarga dos hospitais e pede o isolamento e a redução da “dinâmica social” para deter a proliferação da doença. Já o presidente desaprova o “confinamento em massa” porque crê que a medida prejudicará a economia.