(*) Fernando Benedito Jr.
Com o coração cheio de bondade, chega ao Brasil o mais novo queridinho de 11 entre 10 bolsonaristas, o bilionário Elon Musk, que vai colocar a Starlink e a Spacex a serviço da conectividade das escolas da Amazônia. A visita explicita o complexo de viralatismo de uma forma escancarada e vergonhosa. “O homem mais rico do mundo veio nos ver”. E tome reverência. E tudo por causa de uma foto com o bilionário que fugiu do museu de cera de Madame Tussaudd. No mais, é o processo de destruição da Amazônia por trás dos panos e de eventuais “acordos”. Ao contrário do viralatismo, essa intenção não está bem explícita. Como sempre, transparência não é o forte do governo.
Em nota à imprensa, o Ministério das Comunicações disse que será usada “tecnologia avançada para a preservação da floresta amazônica, com monitoramento de desmatamentos e incêndios ilegais”. Hummm. Até parece que a preservação da Amazônia é de interesse do governo. Ao contrário, seu interesse é desmatá-la e entregá-la ao agronegócio, aos garimpeiros e madeireiros. É o que se vê no atual governo.
“Além de não abrir mão dos empregos gerados na ZFM, seguimos trabalhando para atrair novos investimentos. @elonmusk
demonstrou interesse em trazer a SpaceX para cá e vamos trabalhar para consolidar esse negócio. Venham conhecer a Amazônia! A Amazônia está chamando vocês”, babou o governador da Amazônia, Wilson Lima.
A BBC News publicou recentemente uma reportagem (https://www.bbc.com/portuguese/internacional-61258286)
que revela como Musk está preocupado com o meio ambiente na base de lançamento da Spacex em Boca Chica.
Mas lá também existem iludidos.
“Ninguém imaginou que lançaríamos foguetes do nosso quintal”, diz o juiz do Condado de Cameron, Eddie Treviño, que também é prefeito, mostrando que viralatismo não é uma exclusividade nacional.
“Esse compromisso e investimento da SpaceX em Boca Chica inspirou muitas pessoas a ficarem empolgadas com o futuro de Brownsville, do condado de Cameron e do vale”, diz ele à BBC News Mundo.
Mas o ponto de vista e o viralatismo não é compartilhado por todos.
A Spacex além de inúmeras moradias, também adquiriu vários hectares de frente para o mar e em torno de várias áreas naturais protegidas, como o Parque Estadual Boca Chica, o Refúgio de Vida Selvagem de Boca Chica e a Área de Manejo da Vida Selvagem de Las Palomas.
“Não acho que eles (Space X) sejam muito cuidadosos com o meio ambiente. Eles derrubam muitas árvores e este é um santuário de pássaros. Agora há menos pássaros”, descreve Crawford à BBC News Mundo, o serviço de notícias em espanhol da BBC, em frente à sua casa, dizendo que se contenta em ir pescar “quando não eles fecham a praia” para fazer testes.
Veja bem, não é de pássaros e espaçonaves que se fala.
Mas o que importa é que o homem mais rico do mundo veio nos ver e trazer riqueza e o progresso. Trouxe o balaio cheio de incenso, mirra e ouro.
(*) Fernando Benedito Jr.