Cultura

Nutricionista lança obra literária sobre educação alimentar infantil

IPATINGA – A Livraria Leitura do Shopping Vale do Aço recebe convidados para o lançamento da obra “O Mundo Mágico dos Alimentos” no próximo dia 01 de outubro, de 17 às 20h. O evento contará com a presença de mascotes de três alimentos surpresas, alimentação saudável e também o CD Mundo Mágico dos Alimentos será exibido no local.
De autoria da nutricionista Maria Amélia de Alvarenga Drummond, pós-graduada em educação infantil, em obesidade e emagrecimento e em nutrição clínica, serão lançados três volumes somando 89 poesias rimadas com nutrição. Todos os desenhos são de autoria da artista Michele Martins, de Ipatinga. A obra é uma releitura do livro “Poesia, Alimento e Fantasia” também sobre educação nutricional, lançado pela profissional em 2003.

CIÊNCIA LÚDICA

“O Mundo Mágico dos Alimentos é uma obra científica para crianças que trata de nutrição de uma forma lúdica. Simplificando, é o alimento conversando com a criança e mostrando quais são os seus nutrientes e forma de preparo. A especialista explica que o livro aborda também conceitos da educação infantil. “Como cor, sabor, textura, matemática e português. O livro não é voltado apenas para a nutrição, ele também trabalha muito a questão do sentimento, do cuidar. Às vezes é o cuidar de uma horta ou da natureza, por exemplo”, esclarece Maria Amélia.

COMEÇO

Conforme a nutricionista, o melhor momento da vida para aprender sobre bons hábitos alimentares é na infância porque é justamente nessa fase que os gostos e aversões do ser humano são moldados. Por isso, do mesmo jeito que os pais educam a criança quanto aos bons hábitos, por exemplo, tomar banho e escovar os dentes, também precisam educá-la no paladar.

“Por que? Porque a gente é reflexo do meio. Se eu colocar refrigerante desde o início na chuquinha do meu filho, as papilas gustativas dele, que são as células da língua, vão ser moldadas para o açúcar. Então quando ele entrar em contato com o natural vai achar sem graça, porque estará acostumado com o artificial. Para ter saúde, um peso normal e uma qualidade de vida melhor é importante e necessário educar o paladar da criança para uma alimentação mais natural”, conclui.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com