Cidades

Novos aparelhos ampliam monitoramento de chuvas

IPATINGA – O município de Ipatinga passará a contar em breve com mais cinco pluviômetros, aparelhos meteorológicos usados para recolher e medir, em milímetros, a quantidade de chuva precipitada durante um determinado tempo e local. Os novos aparelhos serão totalmente automatizados e cedidos pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, conforme acordo assinado com a prefeita Cecília Ferramenta.

Atualmente, a cidade já conta com três pluviômetros semiautomáticos que estão funcionando desde abril passado. Estes equipamentos, também fornecidos pelo Cemaden, estão localizados na Unidade Básica de Saúde do bairro Bom Retiro, na Escola Municipal Terezinha Nívea, no Nova Esperança, e na sede da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, no Canaã.

Com as cinco novas plataformas de coletas de dados ambientais, o município avança no projeto de implementação e operacionalização do Sistema de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, na opinião do secretário municipal de Segurança e Convivência Cidadã, Leonardo Miranda. “Esta iniciativa é mais um fruto das parcerias que a prefeitura consegue estabelecer com os órgãos governamentais”, comemora.

Os equipamentos que serão instalados enviam os dados de forma automática e não necessitam de energia elétrica para funcionar. Como a função do equipamento é coletar e medir a chuva, é necessário que seja instalado em locais descobertos, onde não haja obstáculos como árvores ou prédios altos que possam interferir na quantidade de chuva captada.

Desde o final de 2013, após as fortes chuvas que atingiram a cidade e região, a prefeitura de Ipatinga mantém contatos permanentes com organismos federais e estaduais de defesa civil, e realiza trabalho preventivo em regiões mais atingidas pelas chuvas. O município recebeu apoio da Secretaria Nacional de Defesa Civil para desenvolver o Plano Municipal de Recuperação de Áreas de Riscos. “Os projetos de Ipatinga estão bem adiantados e poderão ser contemplados em breve”, adianta o técnico do Cemaden, André Rodrigues, que visitou na semana passada possíveis áreas para instalação dos equipamentos.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com