Cidades

Novo vírus mobiliza profissionais de saúde

FABRICIANO – Com a chegada da Copa do Mundo, o Ministério da Saúde enviou um informe às Vigilâncias em Saúde de todo Brasil. O objetivo foi alertar sobre a introdução de um vírus que jamais circulou no país: a chikungunya. A doença é transmitida pelo Aedes aegypti, o mesmo da dengue. Para fortalecer as ações preventivas, a Prefeitura de Coronel Fabriciano inicia, nesta semana, um ciclo de capacitações para os profissionais de saúde.

CASOS

Durante a atividade, serão repassadas informações sobre a doença e seu diagnóstico, tratamento e outros procedimentos importantes. “Países da Ásia e África já registram surtos da doença há anos. Porém, com o surgimento de casos no Caribe e também na Guiana Francesa, que faz fronteira com o Amapá, o Brasil está em alerta”, afirma a coordenadora de Endemias, Amanda Fernandes.

No Brasil, foram registrados, apenas, três casos da doença, sendo todos em 2010 e por brasileiros que voltaram de países do exterior. “Até o momento, não há confirmação da introdução no vírus no país. Estamos trabalhando a prevenção, com o propósito de preparar os profissionais para um diagnóstico mais preciso, já que a doença se parece com a dengue”, esclarece Amanda Fernandes.

CHIKUNGUNYA

De acordo com o site do Ministério da Saúde, a chikungunya é uma virose transmitida pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus6. Os sintomas também são parecidos com os da dengue: febre alta, dor de cabeça, dores articulares e dores musculares. O período médio de incubação da doença é de três a sete dias (podendo variar de 1 a 12 dias). Não existe tratamento específico nem vacina disponível para prevenir a infecção por esse vírus. O tratamento sintomático é o indicado.

SINTOMAS

A doença pode manifestar-se de três formas: aguda, subaguda e crônica. Na fase aguda os sintomas aparecem de forma brusca e compreendem febre alta, cefaleia, mialgia e artralgia. Os sintomas costumam persistir por sete a dez dias, mas a dor nas articulações pode durar meses ou anos e, em certos casos, converter-se em uma dor crônica incapacitante para algumas pessoas.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com