Após investimentos de R$ 14 milhões em recursos próprios, a escola do bairro Veneza com 50 anos de história ganha estrutura moderna, acessível e sustentável, com capacidade para cerca de 800 alunos
IPATINGA – A Prefeitura Municipal entregou a Escola Municipal Nelcina Rosa de Jesus, totalmente reconstruída e modernizada. Com investimento de R$ 14 milhões, 100% oriundos de recursos próprios do município, a obra cumpre uma promessa antiga à comunidade do bairro Veneza e reforça o compromisso da gestão do prefeito Gustavo Nunes com a educação de qualidade e inclusiva. A reinauguração ainda contou com a apresentação da Banda Tom, de Ipatinga, e de uma rápida partida de futebol com a participação do prefeito.

HISTÓRIA
Fundada em 11 de maio de 1975 como anexo da Escola Professora Argentina Vianna Castelo Branco, a Nelcina ganhou independência em 1980, pela Lei Municipal nº 687, sancionada pelo então prefeito João Lamego Netto. Seu nome presta homenagem póstuma a Nelcina Rosa de Jesus, mãe do pioneiro e ex-vereador José Orozimbo da Silva. Ao longo de quase cinco décadas, a escola se consolidou como referência em Ipatinga, registrando bons resultados em processos seletivos para IFMG e CEFET, destaque em competições esportivas regionais e forte atuação na inclusão e no desenvolvimento integral dos alunos.
O prédio antigo, localizado em uma área de mais de 5 mil metros quadrados na Rua Teresina, 80, já não atendia às demandas atuais. A infraestrutura elétrica era limitada, os espaços não eram totalmente acessíveis e a capacidade era de cerca de 430 alunos. Diante disso, a atual administração decidiu pela reconstrução completa. Em janeiro de 2022, o prefeito Gustavo Nunes assinou a ordem de serviço e priorizou o projeto mesmo sem aporte federal, utilizando engenharia financeira municipal para viabilizar a obra.

DIFERENCIAL
O diferencial da execução foi manter as aulas ininterruptas. Os estudantes continuaram as atividades em um anexo próximo, sem qualquer prejuízo no ano letivo. A nova escola chega com capacidade para cerca de 800 alunos e oferece acessibilidade total para pessoas com deficiência. Entre os principais avanços estão elevador de última geração, um novo sistema de energia solar que está sendo implementada, ar-condicionado em 100% das dependências, laboratórios de ciências e informática, sala do grêmio estudantil, quadra poliesportiva coberta, cozinha e refeitório novos, além de áreas dedicadas a atividades pedagógicas, artísticas e culturais.
INCLUSÃO
O prefeito Gustavo Nunes explica que a reconstrução da escola tomou como foco a inclusão. “Incluímos no projeto um elevador de última geração que atende as crianças com deficiência e facilita a locomoção dos alunos que mais precisam. Isso é promover inclusão de verdade, permitindo que os PCDs estejam em qualquer ambiente da escola quando precisarem. Queremos fazer da educação em Ipatinga uma referência nacional, e por isso priorizamos recursos próprios para viabilizar esse sonho”, destacou.
A secretária de Educação, Fernanda Reis, comenta sobre a expectativa da comunidade após a entrega da Nova Nelcina. “É a realização de um sonho antigo da comunidade do Veneza. Uma escola moderna, extremamente estruturada, ainda mais linda, que vai mudar a vida de muitas crianças e famílias. Recebemos diariamente manifestações da comunidade ansiosa por desfrutar desse espaço renovado”, afirmou.

MELHORIA NO NÍVEL DE ENSINO
O diretor Gledson Pagung reforça o impacto no dia a dia que a obra vai proporcionar à equipe. “Nossos professores e equipe estão emocionados. Com essa estrutura nova, vamos elevar ainda mais o nível do ensino, acolhendo melhor nossos alunos e incentivando o desenvolvimento integral”, anunciou.



