quarta-feira, outubro 15, 2025
spot_img
InícioCidadesNo Dia do Professor, docente aborda a jornada de uma evolução com...

No Dia do Professor, docente aborda a jornada de uma evolução com amor e propósito

IPATINGA – Ensinar é mais do que transmitir conhecimento, é inspirar, acolher e transformar vidas rumo a uma jornada de evolução. No Dia do Professor, celebrado nesta quarta-feira, 15 de outubro, o Colégio São Francisco Xavier (CSFX), referência em educação há mais de seis décadas, presta uma homenagem a todos os seus educadores por meio das palavras cheias de significado da professora Fabiane Ferreira, que leciona Geografia para as turmas do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio.

INFLUÊNCIA

Com a sensibilidade de quem enxerga o ensino como uma missão, Fabiane representa a voz de tantos profissionais que fazem do CSFX um espaço onde o aprender e o sonhar caminham juntos. “O professor influencia a vida dos alunos de forma direta e indireta. Ele desperta o protagonismo, estimula o pensamento crítico e conecta o aprendizado com a realidade. Mais do que ensinar conteúdos, ajudamos a formar pessoas, valores e caráter. O professor é um agente de superação de limites, que acredita nas potencialidades de cada aluno”, afirma.

PRINCÍPIOS

No CSFX, essa vocação ganha força em um ambiente pautado por princípios humanos e éticos. “O Colégio São Francisco Xavier tem o compromisso de educar eticamente as futuras gerações. Trabalhamos o desenvolvimento de habilidades socioemocionais como empatia, colaboração, resiliência e autonomia. Nossos alunos aprendem a se comunicar com clareza, resolver conflitos de forma pacífica e tomar decisões conscientes, tudo isso alicerçado em valores como honestidade, solidariedade, responsabilidade e respeito”, destaca Fabiane.

AMOR

Mesmo diante dos desafios contemporâneos da profissão, a professora ressalta que o amor pelo que faz continua sendo o combustível diário. “Ser professor é enfrentar os desafios, mas também é viver as conquistas. Cada olhar curioso, cada pequena evolução dos alunos dá sentido a tudo”, reflete.

Entre tantas histórias que simbolizam o poder da educação, Fabiane relembra uma vivência marcante do Colégio, quando o corpo docente se uniu para ajudar um aluno bolsista em situação de vulnerabilidade social. “Esse aluno sonhava em cursar arquitetura. Fizemos uma vaquinha para que ele pudesse pagar as taxas de vestibular, e uma professora chegou a levá-lo para Belo Horizonte, acolhendo-o em sua casa. Ele foi aprovado na UFMG, se formou e hoje é um arquiteto reconhecido. A educação mudou a vida dele e de toda sua família. Isso mostra o quanto o professor pode ser um divisor de águas na vida de alguém”, relembra.

PERTENCIMENTO

Para Fabiane, o Colégio São Francisco Xavier é mais do que um local de trabalho é um espaço de pertencimento e afeto. “O CSFX é uma casa de educação que acolhe seus profissionais. As lideranças têm escuta ativa, o corpo administrativo é um verdadeiro apoio aos professores, e há um clima de parceria e amizade que torna o dia a dia mais leve. Tudo vira celebração, e somos constantemente abraçados pelo carinho dos alunos. Aqui, não apenas trabalhamos, exercemos a nossa vocação”, celebra.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

Most Popular

Recent Comments