sexta-feira, março 14, 2025
Google search engine
InícioCulturaNilmar Lage expõe imagens do “Memorial do Esbulho” na Galeria Olho

Nilmar Lage expõe imagens do “Memorial do Esbulho” na Galeria Olho

Exposição do fotógrafo e documentarista é aberta nesta sexta em Timóteo

TIMÓTEO – A Galeria Olho inaugura, nesta sexta-feira (14/3), às 19h, a exposição “Memorial do Esbulho”, do renomado jornalista, fotógrafo e documentarista Nilmar Lage. A obra apresenta recortes de seu trabalho que denuncia à violação de garantias fundamentais da Constituição Cidadã, em um país estruturalmente desigual como o Brasil. O evento conta com o apoio dos Pontos de Cultura Catavento Cultural e Casa 28 Aberta, e a entrada é gratuita.

As fotografias expostas foram realizadas com o consentimento de pessoas afetadas pela perda de direitos. Segundo Nilmar Lage, “a exposição busca rememorar um monumento das memórias. As imagens retratam as lutas, conquistas e a trajetória de uma vida marcada por dificuldades e aprendizados”, explica.

As imagens fazem parte de dois projetos documentais de grande importância para o artista: Corpos Conflitantes (realizado entre 2012 e 2017) e Retirada Violenta (iniciado em 2018 e ainda em andamento). A mostra estará em cartaz até abril, com visitações de terça a quinta-feira, das 15h às 19h30.

 GALERIA

A Galeria Olho, localizada na Rua 12 de Outubro, 55, sala 207, na Galeria Reis Magos, Centro Norte de Timóteo, é um ateliê aberto dedicado à fotografia e às artes visuais. O espaço também promove diversas atividades culturais, exposições, ensaios fotográficos, lançamentos de filmes e outras iniciativas de artistas e grupos culturais do Vale do Aço.

NILMAR LAGE

Nilmar Lage é jornalista, fotógrafo e documentarista. Entre seus destaques, está sua pesquisa de mestrado, que utiliza a fotoetnografia para ressignificar o estigma de “vale da miséria”, que recai sobre o Vale do Jequitinhonha, a partir de imagens que revelam a diversidade, o modo de ser e os desafios e aprendizados de convivência com o semiárido mineiro. Seu trabalho tem sido exposto no Brasil e no exterior, em mostras coletivas e individuais, além de festivais e exibições de vídeo. Lage também tem sido premiado em diversas categorias de direitos humanos, incluindo prêmios da ONU e do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

SERVIÇO

Abertura da Exposição Memorial do Esbulho, de Nilmar Lage

14 de março, sexta-feira, às 19h

Galeria Olho – Rua 12 de Outubro, 55, sala 207, Galeria Reis Magos, Centro Norte, Timóteo

Entrada gratuita

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

Most Popular

Recent Comments