Esportes

Natação Usipa/Ecomov promove uma travessia para a vida toda

Foto: A nadadora Ana Luiza é um dos destaques do projeto Usipa/Ecomov

Patrocinado pela Usiminas, projeto Ecomov atende a cerca de 80 crianças e adolescentes no parque aquático da Usipa e projeta um novo estilo de vida

IPATINGA – Das piscinas da Usipa saíram grandes nomes da natação que se destacaram em pódios do cenário esportivo de competições estaduais, nacionais e internacionais. Estão neste time nomes como Fernanda Ferraz, Roberta Kamila, Gustavo e Flávia Dellaroli, dentre atletas que hoje representam outros clubes, a partir da vivência e da experiência no clube ipatinguense.

Hoje em dia, para grande parte dos atletas, além do esforço individual de cada nadador e nadadora, os bons resultados também são frutos do apoio da Usiminas ao projeto Ecomov, através da renúncia fiscal ao Instituto Ecomovimento.

Nadadores do projeto Usipa/Ecomov durante treinamento no Parque Aquático

Em seu calendário de atividades e eventos, a Usipa promove anualmente, o Troféu Kurosa, uma homenagem ao professor de natação Toshiaki Kurosa, japonês que veio para a cidade de Ipatinga a convite da parceria entre a Usiminas e a Nippon Steel, e se tornou um dos precursores da natação no clube. Toshiaki Kurosa também dá nome ao parque aquático da Usipa, onde é realizada a competição. O Parque Aquático foi construído em 1974, contando com uma piscina olímpica com aquecimento, uma piscina em menor proporção e o Centro de Avaliação e Apoio ao Treinamento (CAAT), onde são realizadas avaliações físicas.

No Parque Aquático Toshiaki Kurosa, os nadadores da Usipa/Ecomov desenvolvem as habilidades de cada nado (crawl, costas, peito e borboleta), participam do circuito de habilidades fora d’água para aprimorar o condicionamento físico e a coordenação motora. Participam ainda de campeonatos como o Troféu Kurosa – no próprio parque aquático –, campeonato mineiro, brasileiro e outras competições. Na última edição do Campeonato Mineiro de Verão a nadadora usipense Ana Luiza Oliveira foi Medalha de Bronze nos 50 metros nado livre. Ainda no Mineiro, na categoria petiz, se destacaram Renan Patrick, 2º lugar nos 50 metros livre e Maria Vitória, 5º lugar, também nos 50 livre.

ALCANCE SOCIAL

O coordenador do Departamento de Natação da Usipa e do Projeto Ecomov Natação, Rômulo de Assis Ferreira, diz que atualmente cerca de 80 crianças de 9 aos 16 anos, de várias classes sociais são atendidas pelo projeto. “Trata-se de uma iniciativa de grande alcance social, porque representa uma alternativa para estas crianças, um outro caminho que proporciona um desenvolvimento mais saudável, a inserção social e o despertar para o mundo desportivo”, sublinha. “Além da natação como prática esportiva, eles aprendem as regras da convivência social, da responsabilidade e da disciplina. Costumamos dizer que os amigos feitos na natação, na água, são amigos para a vida inteira. É daqui que saem novos homens e mulheres”, diz Rômulo.

NATAÇÃO E EDUCAÇÃO

O coordenador destaca ainda a importância do projeto para o incentivo e valorização da educação. “O esporte caminha junto com a escola”, salienta, citando o exemplo do pequeno nadador Miguel Ramos Toledo, 10 anos, da categoria Mirim 2, que foi Medalha de Ouro na Olimpíada Internacional Canguru de Matemática, uma das mais importantes competições do gênero.

Segundo Rômulo de Assis Ferreira, o papel da Usiminas junto ao Ecomov é de fundamental importância na vida das crianças e adolescentes que integram o projeto de natação da Usipa. “A participação da Usiminas é super importante, é o apoio principal para o desenvolvimento do projeto e pilar para o surgimento de novos atletas, que aprenderam a nadar aqui no Ecomov e conquistaram níveis mais elevados, promovendo o nome da Usiminas e de Ipatinga e levando-os a outras cidades, estados e campeonatos brasileiros”, afirma Rômulo. Ele sublinha o desempenho de atletas como Kauã Watanabe e Marcos Vinicius Akeman, atualmente no Minas Tênis Clube; Vítor Lopes e Raus Moraes Senna, no Mackenzie.

MEDALHISTA NA ÁGUA E NA ESCOLA

O nadador Miguel Ramos Toledo, 10 anos, estudante da Escola Educação Criativa e morador do bairro Cidade Nobre, em Ipatinga, além de medalhista nas piscinas tem colecionado outras fora d’água. Ele ingressou na natação da Usipa aos 7 anos e aos 8 já integrava a equipe de competição do clube e do Ecomov. Miguel garante que a Natação também o ajuda no desempenho escolar.

O pequeno Miguel tem bons resultados na água…

Apaixonado pelo esporte, ele se empolga quando indagado sobre sua escolha pela natação. “É bom, é muito bom competir e ver o quanto a gente melhora e quanto precisa melhorar a cada competição”, ensina. Com a “agenda cheia”, ele diz que a natação lhe faz ter mais responsabilidade com suas tarefas diárias. “Tenho catequese e também inglês. Então chego da natação e vou fazer o dever de casa”, diz, contando que seu irmão também fazia natação e ele iniciou no esporte incentivado pelos pais, que acharam que também seria bom para ele.

…E também fora das piscinas: bom rendimento escolar e em matemática

PARA VIDA TODA

Outra atleta de destaque no projeto Ecomov da Usipa é Ana Luiza Ferreira de Oliveira, 14 anos. Ana Luiza nasceu em Ipatinga e mora no bairro Canaã. Estudante da Escola Municipal Padre Cícero de Castro, ela conta que entrou para a natação em 2015, na primeira edição do projeto, fez os testes, renovou sua participação e continua até os dias de hoje nas raias do parque aquático.

Ana conquistou o índice para o Campeonato Brasileiro nos 100 metros/peito

Ela recebeu os primeiros incentivos da mãe, que foi professora de natação. “Ela começou a dar aulas e quis que eu fosse aprender com ela. Uma amiga de minha mãe tinha um filho que também nadava na Usipa e perguntou se eu queria competir. Falei que queria, fiz os testes e no dia seguinte recebi a informação de que havia passado. Comecei a nadar de segunda a sexta-feira e treinava para as competições”, diz Ana sobre o início de carreira.

Ela destaca entre as principais conquistas nos pódios a medalha de bronze no torneio Fernanda Ferraz Santos, quando ficou em 3º lugar e a conquista do índice para o Campeonato Brasileiro nos 100 metros/peito. “Estas conquistas foram muito importantes para mim”, salienta. Mais recentemente, Ana Luiza foi convocada para integrar a Sleção Mineira para os Jogos Estudantis Brasileiros (JEBs) de 2019.

Ana enumera diversos fatores que a movem na natação, além da paixão pelo esporte. Entre eles, destaca a importância para a saúde física, as amizades, as descobertas e o aprendizado acumulado ao longo dos anos. “A natação me deu a oportunidade de conhecer novos lugares e isso foi muito importante, porque quando era criança nunca sai de Ipatinga sozinha, era sempre com os pais, sempre acompanhada. Depois passei a viajar sozinha com os técnicos e a comissão para competir, foi legal, foi importante para meu amadurecimento”, salienta.

A nadadora acalenta o sonho de forma-se em Medicina e, embora, não tenha a meta de se tornar uma profissional no esporte, afirma que nunca vai abandoná-lo. “Pretendo continuar com a natação até quando puder, porque me faz muito bem, tanto para a saúde física como mental. Se algum dia sair da natação vai ser para só para estudar e isso não vai ser tão bom para minha saúde física porque vou ficar sem fazer esportes. Então, vou nadar até quando puder e mesmo depois de formada pretendo sempre arrumar um tempo para continuar com a natação. Vou ter o esporte na minha vida do mesmo jeito”, arremata.

Atletas praticam natação por rendimento e índices

No Departamento de Natação da Usipa e no Projeto Ecomov, os atletas competem em diversas categorias e também participam de projeto de rendimento, em que não precisam obter índices de desempenho. No projeto de rendimento se encontram os nadadores mirins I e II de 9 e 10 anos (crawl e costas); os nadadores da categoria petiz I e II de  11 e 12 anos (crawl, costa e peito). Já nas categorias infantis e juvenis, de 13 aos 16 anos, em que se preparam para disputar campeonatos e provas (nas modalidades costas, peito, crawl e borboleta), os atletas precisam pontuar índices e lhes é exigido um tempo mínimo para participar das provas.

Projeto Ecomovimento

O Instituto Ecomovimento, também designado pela sigla ECOMOV, é uma pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos com sede em Ipatinga. Suas atividades têm como objetivo promover, capacitar, prestar consultoria, executar e estimular atividades relacionadas à cultura, esporte e meio ambiente.

Em parceria com a USIPA o Instituto possui quatro projetos aprovados pela Lei de Incentivo ao Esporte Minas Olímpica do Governo Estadual. Tais projetos contemplam manifestações esportivas de voleibol, natação e futebol.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com