Cidades

Mutirão de limpeza contra o Aedes aegypti

IPATINGA – A palavra de ordem em Ipatinga é eliminar todos os possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, atitude que ainda é a melhor forma de se evitar a doença. A Prefeitura vem fazendo a sua parte, de forma emergencial. Por exemplo, os pneus depositados no Ecoponto da área da antiga Suplan começam a ser destinados para a reciclagem e, em alguns dias, será a vez dos inservíveis e entulhos, que possam servir de criadouro para o mosquito, serem recolhidos em lotes vagos e e ruas do município.

FOCOS
Durante a visita do representante do Ministério da Saúde a Ipatinga, o municipal de Saúde, Eduardo Penna, anunciou a realização do mutirão de limpeza que começará a percorrer todos os bairros de Ipatinga a partir do dia 14 de fevereiro. “Após as ações mais emergenciais, a administração quer chegar a todos os bairros e casas da cidade, a fim de mobilizar a comunidade para eliminar os focos do mosquito. Infelizmente, o mosquito ainda está dentro das casas”, resume Penna.

O mutirão começará pelos bairros Bom Jardim e Córrego Novo, onde foram registrados os maiores índices de infestação do Aedes aegypti (3,0%), contra o índice de 1,8% apurado no município em janeiro. Mas a proposta, como afirma o secretário de Saúde de Ipatinga, é atingir todas as cerca de 98 mil residências do município. O calendário com as ações previstas para cada bairro será divulgado nos próximos dias, inclusive, com o reforço da visita dos agentes de endemias.

ECOPONTO
Nesta semana, a Prefeitura de Ipatinga iniciou a retirada dos pneus depositados no Ecoponto no pátio da antiga Suplan, no bairro Cidade Nobre. Na última quarta-feira (30), o primeiro carregamento com cerca de 2 mil pneus foi enviado para usinas de reciclagem em Minas Gerais. Desde outubro, o serviço não vinha sendo realizado e a quantidade de pneus depositados ultrapassa os 40 mil. Até então, os pneus vinha sendo cobertos com lonas e recebiam tratamento químico contra a larva do mosquito. A expectativa é que a situação se normalize nas próximas semanas.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com