Cultura

Músicos mineiros se reúnem em noite de jazz no Garajão

Músicos mineiros como o saxofonista Gil Costa se reúnem para a “Garajazz Session” nesta quinta-feira

IPATINGA – A 4ª edição do “Garajazz Sessions”, evento que reúne músicos mineiros de todo o estado no pub Garajão Brüder, em Ipatinga, acontece nesta quinta-feira (27), a partir das 21h. Aatração da noite será o quarteto instrumental de jazz formado pelos músicos Gil Costa (Saxofonista), Thiago Rios (Baterista), Sanches Chacal (Baixista) e Samy Erick (Guitarrista). Os dois primeiros são de Governador Valadares, enquanto os outros de Belo Horizonte.
O Garajão está localizado na Av. Zita de Oliveira, no Bairro Novo Centro (ao lado do Restaurante Popular).
Os ingressos para o Garajazz Sessions serão vendidos na porta do pub, a R$ 5. “O repertório será uma mescla de jazz, relembrando grandes nomes como John Coltrane, Miles Davis e Charlie Parker, com a música instrumental brasileira, sobretudo Tom Jobim e Milton Nascimento”, antecipa Gil Costa. “Em Governador Valadares temos um projeto chamado ‘Gil Costa Convida’, que é uma espécie de bate-bola musical. Pela 4ª vez trazemos a ideia para Ipatinga e, basicamente, é tocar música boa com bons músicos”, complementa o saxofonista.
Partindo do pressuposto de que não se faz música sozinho, a ideia do projeto ‘Gil Costa Convida’ é fazer um intercâmbio entre músicos mineiros que tocam jazz. “Esses encontros têm sido uma troca de experiências bastante bacana. Pra mim é uma escola, pois tenho aprendido muito com esses caras, uma vez que um coopera com outro e a complexidade do tipo de música que a gente faz é muito grande”, analisa o saxofonista Gil Costa, para fazer um apelo: “Tem muita gente vidrada em jazz, mas que não comparece aos eventos que fazemos. A gente quer que a galera que curte esse tipo de som vá ao Garajazz Sessions, pois a gente tem visto muito discurso e pouca presença”.

JAMBA
Quem sugeriu que Gil Costa trouxesse o projeto para o Vale do Aço foi o baterista Isac Jamba, 29. Mineiro de Ipatinga, Isac é autodidata e começou seus primeiros passos na bateria aos 5 anos, sendo influenciado por sua mãe (violonista), que desde os 3 anos colocava o violão no seu colo enquanto ouvia clássicos do choro e do samba. Desde os 16 anos, Isac é um dos bateristas de gravação mais requisitados no Vale do Aço, participando de shows com várias bandas e cantores da região. O músico atuou com a cantora Vanilda de Paula, conhecida nacionalmente. Em 2008, Isac foi vencedor da 7ª edição do Prêmio Jovem Instrumentista, do BDMG Cultural.

JAZZ
O jazz é uma manifestação artístico-musical originária dos Estados Unidos. Teria surgido na do início do século XX na região de Nova Orleans e em suas proximidades, tendo, na cultura popular e na criatividade das comunidades negras que ali viviam, um de seus espaços de desenvolvimento mais importantes.
O jazz se desenvolveu com a mistura de várias tradições musicais, em particular a afro-americana. Esta nova forma de se fazer música incorporava blue notes, chamada e resposta, forma sincopada, polirritmia, improvisação e notas com swing do ragtime. Os instrumentos musicais básicos para o Jazz são aqueles usados em bandas marciais e bandas de dança: metais, palhetas e baterias.
No entanto, o Jazz, em suas várias formas, aceita praticamente todo tipo de instrumento.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com