domingo, novembro 24, 2024
spot_img
InícioCulturaMúsica autoral: festival reúne 8 atrações no Garajão

Música autoral: festival reúne 8 atrações no Garajão

Independente Day terá arrecadação de alimentos para entidades filantrópicas da região

Foto: A banda Os Capiau, de Ipatinga, com o vocalista Nilmar Lage, foi criada em 2003 e será uma das atrações do festival

IPATINGA – Música autoral com solidariedade. Este é o viés do festival Independente Day neste sábado (10), em Ipatinga, quando seis bandas e dois rappers apresentarão composições próprias no espaço cultural Garajão (Av. Zita de Oliveira, Novo Centro). O evento está marcado para as 21h e terá arrecadação de alimentos para entidades filantrópicas da região. Além de atrações do Vale do Aço, o Independente Day reunirá artistas de Governador Valadares e Belo Horizonte.

A escolha da banda ou artista vencedor do festival se dará por voto direto com a aclamação de quatro jurados, que estarão no Garajão das 21h às 03h, período de todas as apresentações. O espectador ganhará uma cédula de votação ao passar pela roleta, na portaria da casa, e vai usá-la para assinalar a banda ou artista que mais curtiu.

“Ao final, serão contabilizados os votos, apurando quais foram os três primeiros que mais agradaram o público. Em seguida, os jurados escolherão, em consenso, qual dos mais bem votados será o vencedor da noite”, explica Emmanuel Franco, um dos organizadores do Independente Day.

Gustão e os Breck and Deckers também está no ‘line up’ do festival e desde 2007 apresenta um criativo repertório autoral em bares e casas de show do Vale do Aço

Artistas

A banda Os Capiau, de Ipatinga, foi criada em 2003 e será uma das atrações do festival. O vocalista, Nilmar Lage, define a música que faz junto com três amigos como “hard core com preocupações políticas e sociais”. “O som é rápido, gritado e questionador. Sempre defendendo valores como humildade, respeito, igualdade e amizade”, resume.

Já a Caóttica, de Belo Horizonte, começou suas atividades em 1999. Nos dois primeiros anos de vida, a banda produziu e gravou seu primeiro álbum, mas com a precoce saída de um integrante ficou parada por quase 20 anos, retomando as atividades no início da pandemia. Segundo o vocalista, Léo Turbo, Caóttica é “nu metal”, uma das muitas vertentes do rock.

Meggera e Medjay, também formadas na capital mineira, são mais duas atrações no ‘line up’ do evento. Na estrada desde 2015, a primeira tem a intenção de retratar situações do cotidiano “com uma boa dose de acidez, harmonia e, claro, muito peso”. São dois discos lançados e três vídeos oficiais produzidos. Por sua vez, a Medjay é uma banda autoral em que as letras e o conceito remetem à história egípcia. “Power metal com influências árabes e a garantia de imersão nesta cultura”, diz o release de divulgação do trabalho.

Mais duas

Rock, caos e muita falcatrua. Assim pode ser definida a banda Gustão e os Breck and Deckers, que também está no ‘line up’ do festival e desde 2007 apresenta um criativo repertório autoral em bares e casas de show do Vale do Aço.

A cidade de Governador Valadares estará representada no Independente Day pelo trio Vento Carona. Thon (guitarra e vocal), Rafael (baixo e vocal) e Elifas (bateria) apresentarão no palco do espaço cultural um som indie/punk.

Rap/trap 

Dois expoentes do rap regional completam a programação do Independente Day. Ambos de Coronel Fabriciano, Amargo (@amargo_cdb) e ZG (@zg_mc_zg) prometem levar ao palco do Garajão o melhor do trap, subgênero do rap e hip-hop popularizado por nomes como Sidoka e Matuê e que, cada vez mais, está na linha de frente dos grandes festivais nacionais.

Serviço  

Ingressos antecipados para o festival custam R$ 5 (vendas on-line em www.ticketmais.com.br) mais 1kg de alimento não perecível entregue na portaria na noite do evento. Não será aceito sal ou fubá.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -spot_img

Most Popular

Recent Comments