Cidades

‘Municípios precisam de saídas firmes e sustentáveis’, diz Cecília

Secom/PMI

IPATINGA – “Num cenário de crise econômica e desequilíbrio das contas públicas, é preciso encontrar saídas firmes e sustentáveis, de forma republicana, com a participação de todos os agentes envolvidos, ou seja: os governos, os trabalhadores, os empresários, as entidades não governamentais e a sociedade em geral”. Esta é a receita que a prefeita de Ipatinga, Cecília Ferramenta, prepara para enfrentar a crise que afeta os municípios brasileiros e viabilizar novas oportunidades para o desenvolvimento da cidade.

DIÁLOGO

A prefeita destaca que tem procurado diálogo com os diversos setores da sociedade, para que, juntos, possam viabilizar a manutenção dos projetos em execução e atrair novos investimentos.

“Na semana passada participamos de um encontro com a Usiminas, na Fiemg Regional, para debater a questão da crise na siderurgia. Também participamos de mais um encontro com a Associação Comercial (Aciapi), estudando propostas para a reformulação da área central da cidade. Temos nos encontrado com as associações de moradores, conselhos municipais, sempre com o intuito de prestar contas e discutir propostas para o nosso desenvolvimento”, enumera a prefeita.

LIMITE PRUDENCIAL

Cecília Ferramenta destaca que o momento exige prudência e união na defesa de Ipatinga. “Para enfrentar essa situação, precisamos cortar na própria carne e enxugar o quadro de funcionários comissionados, remanejar alguns, substituir outros. Precisamos de um governo unido, com o mesmo objetivo. E precisamos fazer tudo isso sem causar prejuízos nos serviços prestados à população”, detalha.

Cecília Ferramenta comenta também que as medidas têm o respaldo da maioria dos vereadores da Câmara e também dos partidos aliados. “É hora de relevarmos questões ou interesses pessoais, para pensarmos apenas no melhor para Ipatinga. Temos de agradecer essa compreensão e esse apoio”, afirma.

A prefeita lembra que a situação de crise financeira traz consequência direta para o orçamento da Prefeitura de Ipatinga, que já aponta para outra situação bastante preocupante, na relação entre as receitas e despesas municipais. “Uma conta que já não fecha desde o primeiro mês deste ano, não só em Ipatinga mas também na imensa maioria das cidades brasileiras”, destaca.

BOAS NOVAS
Mesmo diante do quadro de dificuldades financeiras, a prefeita de Ipatinga ressalta que a cidade não está parada e, ao contrário, recebe um grande volume de obras, exatamente para atender parte das demandas acumuladas durante os anos em que ficou sem investimentos. Atualmente, a Prefeitura executa diversas frentes de intervenções indicadas pela população.

“Por questão de responsabilidade e compromisso com a população, o cronograma dessas obras é definido de acordo com as condições financeiras da Prefeitura. O que é possível fazer, vai ser feito; e o que não for do nosso alcance, vamos continuar buscando parcerias para atender a cidade”, garante Cecília.

MAANAIM
A Administração Municipal conseguiu também recuperar o projeto de construção da Avenida Maanaim. A parceria com o governo federal, por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), foi reconquistada por iniciativa e empenho da prefeita e, após muitas reuniões e encontros, as máquinas já trabalham na execução do trecho de ligação entre o bairro Canaã e o Parque Ipanema.

SAÚDE E ESPERANÇA
Além disso, a Prefeitura executa um amplo projeto de melhorias de infraestrutura no bairro Nova Esperança, com apoio do governo estadual e do programa BDMG Urbaniza, com investimentos que somam R$ 6,4 milhões, incluindo a contrapartida de R$ 1,4 milhão por parte do município.

“Também estamos viabilizando investimentos para obras na área da Saúde. Temos muita coisa a fazer e muita confiança de que podemos realizá-las pelo bem de Ipatinga. Acredito que vamos ter muitas boas novidades a partir dos próximos dias”, finaliza a prefeita Cecília Ferramenta.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com