Cidades

Município cadastra 300 voluntários para doação de medula

IPATINGA – Centenas de pessoas dispostas em salvar vidas. Isto é o que revela o balanço final do mutirão para cadastramento de voluntários à doação de medula óssea realizado em Ipatinga, no sábado (25). Idealizada pelo grupo de amigos “Centelha do Bem” e contando com parcerias da Prefeitura de Ipatinga, Unipac Vale do Aço e Fundação Hemominas, a campanha atingiu a meta de 300 cadastros em apenas quatro horas. A ação aconteceu no campus da instituição de ensino, no bairro Bethânia.

Quem quer abraçar a “causa”, e não conseguiu participar do mutirão de sábado, pode fazer o cadastro diretamente na sede da Fundação Hemoninas, em Governador Valadares, durante o ano todo. No município, a Prefeitura garante transporte e alimentação, gratuitamente, todas as quintas-feiras aos doadores de sangue pela Agência Transfusional do Hospital Municipal de Ipatinga. Assim, os interessados podem fazer duas boas ações em um só dia e se cadastrarem, também, como doador de medula na próxima coleta de sangue.

Em Ipatinga, a Agência Transfusional funciona nas dependências do Hospital Municipal. O cadastro de doadores de sangue é feito 24 horas por dia, sete dias por semana, inclusive aos feriados. Já o cadastro de voluntários a doação de medula óssea é feito exclusivamente na Fundação Hemominas. Mais informações pelo telefone: (31) 3828-5637.

Para ser doador de medula

O interessado precisa ter entre 18 e 54 anos e estar com boa saúde. Apenas pessoas que têm ou já tiveram algum tipo de câncer ou são portadores de HIV-Aids ou Hepatite C não podem doar. No dia do cadastro é coletada uma pequena amostra de sangue (5 ml) do voluntário e preenchida uma ficha com dados pessoais. São exigidos: documento pessoal com foto (identidade, carteira de habilitação, etc), endereço completo com o CEP e quatro telefones de contato.

Após o cadastro e a realização dos exames, as informações estarão disponíveis no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome). A doação só ocorre se o sistema encontrar um paciente compatível com o doador, que, em caso positivo, é localizado e consultado se ainda deseja fazer a doação de medula óssea, além de ter o estado de saúde avaliado. A chance de compatibilidade de medula é de uma em 100 mil pessoas, daí a importância de ampliar o número de voluntários cadastrados e, principalmente, manter os dados atualizados junto ao Redome.

Para ser doador de sangue

Para doar sangue, o voluntário tem que ter entre 18 e 69 anos de idade, pesar acima de 50 quilos e não ter sofrido hepatite ou doença de Chagas após os 10 anos. Pessoas a partir de 16 anos podem doar, desde que autorizados pelos pais ou responsáveis. O estado de saúde do voluntário é avaliado antes da coleta. Gripe ou resfriado, vacina recente e uso de alguns medicamentos podem impedir, temporariamente, a doação. O prazo entre uma doação e outra é de 60 dias para homens e 90 dias para as mulheres.

Os candidatos à doação de sangue devem estar alimentados, ter dormido bem na noite anterior (mínimo de seis horas) e não ter ingerido bebida alcoólica 12 horas antes. No dia da coleta, é necessário apresentar documento oficial com foto. Todo o material usado é descartável e o próprio organismo do doador repõe o sangue coletado em até 24 horas. Cada doação é capaz de salvar até quatro vidas, e todos os tipos sanguíneos são necessários.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com