Cultura

Mulheres de Adélia estréia sábado no teatro da Fundação

TIMÓTEO – O espetáculo Mulheres de Adélia estreia nesse sábado (23) no teatro da Fundação Aperam, a partir das 20 horas. Os ingressos estão à venda na bilheteria do teatro e nas lojas Baby Shop, no valor promocional de 15 reais. Informações: (31) 9 8883-1056 / (31) 9 9350-2345
“Mulheres de Adélia é uma peça construída com fragmentos. Assim como as mulheres são construídas com fragmentos de tudo aquilo que já viveram – seus desejos, seus amores, seus medos. Todo o aprendizado ancestral, memória e ensinamentos de mães, avós, bisas. Mulheres que se apaixonam, sofrem desilusões, trabalham. Mulheres comuns, porém vistas por um vitral de sensibilidade, luz e cor”, diz Daniela Alves, que concebeu o espetáculo, a partir da obra da poetisa mineira Adélia Prado.

MULHER E MINAS

“A vida é assim, se olharmos bem de perto, encontramos poesia no que há de mais simples. Temos que aproveitar quando enxergamos esse poético na vida porque de vez em quando Deus me tira a poesia. Olho pedra, e vejo pedra mesmo", filosofa Adélia Prado, mineira de Divinópolis e autora, entre outras obras de “Cacos para um Vitral”.
Mulheres de Adélia é uma peça sobre o cotidiano da mulher do interior mineiro. “Mulheres como todas as outras do mundo, um cotidiano igual a todos os outros do mundo, só que vivido em português, como já disse Dona Adélia Prado. Somos todos a humanidade. Todos as mesmas dores e o mesmo desejo de felicidade”, reporta Daniela Alves, que lança o espetáculo juntamente com André Rissi (iluminação), Kenedy (figurinos), Teuller Morais (designer), Gustavo Jácome (fotos). O espaço de criação foi o Casa Laboratório Timóteo e a produção da peça é da DaMa Produções e Camila Gomes. O "olhar de fora" é de Mari Antonaci e Romulo Amaral.

CONVITE
Segundo os criadores, o trabalho é, principalmente, um convite ao mundo feminino que se levanta contra a culpa de ser mulher e as contradições que essa culpa traz – a razão e a medida, a desrazão e a desmedida, equilibrando suas forças. Mulheres que aceitam sua condição feminina e que, com transgressão e liberdade, buscam plenitude.
Mulheres de Adélia é a segunda peça de Daniela Alves inspirada na obra de Adélia Prado. É resultado de anos de encantamento com a obra da poeta (dona Adélia não gosta de ser chamada de poetisa).
Em 2011, a atriz estreou "Bagagem" (mesmo nome dado ao primeiro livro de poesias da mineira) um espetáculo solo premiado em diversos festivais nacionais. Já na construção desse trabalho, o destaque é a obra em prosa. Os livros "Soltem os cachorros", "Cacos para um vitral", "Os componentes da banda" e "O homem da mão seca" foram a base do espetáculo. Todos esses livros trazem histórias de mulheres e o encanto escondido no dia a dia de cada uma delas.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com