Cidades

Mudanças no sistema CadÚnico emperram atendimento nos CRAS

Com origem federal e ainda sem solução, problema gera dificuldades para liberação dos benefícios do programa Bolsa Família

 

IPATINGA – Em função de um problema de ordem federal e do qual o município ainda é refém, os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de Ipatinga, como em muitas outras cidades, estão enfrentando dificuldades no atendimento aos beneficiários do programa Bolsa Família. O sistema do CadÚnico – Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, que passou por reformulações, apresenta lentidão e quedas há cerca de 40 dias, prejudicando ou impossibilitando o acesso aos dados do público assistido.

FALHA NO SISTEMA

De acordo com a secretária Adjunta de Assistência Social, Cláudia Castro, enquanto não se soluciona o impasse o beneficiário do programa chega a uma das unidades do CRAS e, inevitavelmente, recebe a informação de que não é possível dar prosseguimento ao atendimento porque há falha no sistema. Os funcionários do CRAS não têm outra alternativa senão agendar uma nova data para o favorecido comparecer ao Centro. Dessa forma, o reagendamento está sendo programado para outubro.

“É natural que isso gere uma insatisfação muito grande por parte da pessoa que precisa receber o valor do benefício. Contudo, não é culpa nossa. É um problema que vai além da nossa competência”, esclarece Cláudia. Ainda segundo ela, no último Encontro do Colegiado Nacional dos Gestores Municipais de Assistência Social, realizado em Belo Horizonte, a reclamação foi unânime. “No momento, só precisamos que todos entendam a nossa situação até que o sistema se normalize”, argumenta.

BLOQUEIO DO BENEFÍCIO

Ipatinga possui cinco Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), que ficam nos bairros Bom Jardim, Veneza, Canaã, Bethânia e Vila Formosa. Atualmente, 26 mil famílias estão inscritas no CadÚnico. Desse total, 11 mil são beneficiárias do Bolsa Família.

Segundo Cláudia, o problema se agrava quando o usuário chega à unidade do CRAS no dia do agendamento e se depara com o benefício bloqueado. Isso ocorre, muitas vezes, na averiguação dos dados informados no cadastro, gerando bloqueio temporário do programa Bolsa Família até que haja atualização.

“A maioria dos bloqueios acontece por informação fornecida pelo beneficiário, que não bate com a realidade dele quando o governo Federal realiza o cruzamento dos dados. Este fator, somado à lentidão no novo sistema, torna a situação mais complicada”, detalha Cláudia.

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