Cidades

MP vai atuar em conjunto com o Estado no combate ao Aedes

O ministro da Saúde, Marcelo Castro: governo promoveu nesta sexta-feira (29) “faxinaço” nos órgãos públicos federais em Brasília

BH
– Uma reunião realizada nessa sexta-feira (29) no Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), em Belo Horizonte, definiu ações do MP para ajudar no controle ao Aedes aegypti, mosquito que transmite a dengue, chikungunya e zika vírus. 

O objetivo é intensificar sua atuação no combate ao vetor em todo o estado e um dos objetivos será a proposição de ações judiciais, por si ou em conjunto com os municípios, para garantir o acesso dos Agentes de Combate às Endemias (ACE) e Agentes Comunitários de Saúde (ACS) aos imóveis abandonados ou aqueles em que haja resistência imotivada por parte dos proprietários em autorizar a fiscalização.

Os promotores de Justiça serão orientados, ainda, a respeito da atuação conjunta das áreas de defesa da saúde e de defesa do patrimônio público nos casos de contratações emergenciais para fazer frente ao risco sanitário relativo ao controle e redução dos danos de proliferação da dengue, chikungunya e zika, doenças virais transmitidas pelo mosquito.

EXÉRCITO
O vice-governador e presidente do Comitê Gestor Estadual de Políticas de Enfrentamento à Dengue, Chikungunya e Zika Vírus, Antônio Andrade, a subsecretária de Vigilância e Proteção à Saúde, Celeste Rodrigues, o superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Rodrigo Said e o chefe do Estado Maior da 4ª região do Exército, coronel Ferreira se reuniram, nessa quinta-feira (29), na sede do Comando da 4ª região do Exército, em Belo Horizonte, para discutir a participação da entidade nas ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, causador da dengue, febre Chikungunya e Zica Vírus.

PARCERIAS
Segundo o vice-governador, Antônio Andrade, é momento de firmar parcerias. “Estamos firmando parcerias com todos os órgãos públicos e autoridades para o cumprimento do nosso objetivo. Vencer a guerra contra o mosquito é a nossa principal meta, e o envolvimento de toda a sociedade é fundamental para isso”, afirmou.

O Exército colocou-se à disposição para atuar no combate ao mosquito nos municípios do estado e o apoio será voltado para as ações de prevenção e controle dos focos do vetor, com visitas casa a casa e mobilização da população. De acordo com o coronel Ferreira, “o Exército dará todo o apoio necessário para atender às demandas dos municípios para acabarmos com essa epidemia”..

Após o Carnaval, a SES-MG dará início a uma ação de capacitação regionalizada, que visa preparar os militares para atuarem no combate ao mosquito nas residências. As equipes das Regionais de Saúde da SES-MG serão as responsáveis por essa capacitação do Exército.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com