Cidades

Movimento fica intenso nos cartórios eleitorais da região

A entrada do Fórum de Ipatinga foi tomada por várias filas intermináveis ao longo do dia    (Foto: Nadieli Sathler)

 

IPATINGA – Mais uma vez, o eleitor deixou para a última semana a regularização do título de eleitor. Os três cartórios eleitorais da comarca de Ipatinga tiveram expressivo aumento no atendimento desde anteontem.
Segundo Deusmiro Brasil, chefe do cartório da 138ª zona eleitoral, nesta quarta-feira (9), o atendimento vai começar às 10h e encerrar às 17h, uma hora mais cedo que o normal.
“Desde a segunda-feira foi percebido um aumento exponencial de eleitores, o que gerou a fila em frente ao Fórum de Ipatinga. Como era esperado, temos uma fila interminável e os eleitores tiveram que esperar mais de uma hora aguardando por atendimento”, declarou.
Para solicitar a primeira via do título, o eleitor deve apresentar documento de identidade com foto e comprovante de endereço (conta recente de luz, água, telefone). Homens entre 18 e 45 anos devem mostrar também comprovante de quitação do serviço militar.
“Buscamos atender com a maior brevidade possível, acelerando o atendimento mas, pela quantidade, a fila é inevitável. Quem não teve tempo de regularizar sua situação ou tirou o título de eleitor não vai poder votar para escolher o vereador e prefeito nas eleições deste ano”, falou.
Os eleitores com dificuldade de locomoção, como idosos e pessoas com deficiência, também devem ficar atentos, porque o dia 9 de maio também é o prazo final para que eles peçam a transferência do título para uma seção especial de fácil acesso.
Já quem precisa tirar a segunda via do título tem até o dia 27 de setembro para fazê-lo, desde que não faça nenhuma alteração no documento.

TRANSFERÊNCIA

No caso de transferência de domicílio eleitoral, são exigidos documento de identidade com foto, comprovante de residência de no mínimo três meses no novo endereço e título de eleitor, se ainda o possuir.
“No caso daquele eleitor que se mudou e não transferiu, ele poderá votar na cidade de origem se tiver regular com sua situação eleitoral. Ou então poderá justificar, comparecendo a uma sessão eleitoral mais próxima de sua residência”, informou.

PLANTÃO
No dia 29 de abril, os cartórios passaram a atender em regime de plantão exatamente para evitar filas nos dias próximos ao vencimento do prazo do alistamento. “O pessoal compareceu ao chamado da Justiça Eleitoral, mas infelizmente muitos perderam a oportunidade de serem atendidos com tranquilidade”, constatou.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com