Cidades

Moradores protegem área que era depósito irregular de entulhos

A área foi revitalizada pela Prefeitura com o apoio dos moradores

IPATINGA –
Após anos convivendo com toneladas de entulhos despejados irregularmente num lote vago, que fica localizado ao lado da casa onde vive com a família, no bairro Vila Celeste, o professor aposentado Kleber Clero da Rocha, de 67 anos, tomou uma decisão inusitada. Ele aproveitou que a Prefeitura de Ipatinga executou a limpeza geral da área, atendendo a uma antiga reivindicação dos moradores, e do próprio bolso comprou madeira, arame e todo material necessário para cercar o espaço. Com a ajuda de um irmão, também professor, tratou de levantar a cerca num trabalho que levou um dia inteiro para ser concluído. “A nossa esperança é que esse local nunca mais volte a receber entulhos”, afirma o aposentado.

O terreno fica no entroncamento da Rua Caurê com a Avenida Nízio Oliveira, no ponto final de ônibus do Vila Celeste. Em mais uma etapa do projeto de revitalização de áreas públicas utilizadas ao longo dos anos por moradores como depósito irregular de entulhos, a Prefeitura realizou na semana passada o plantio de gramas e árvores, e também afixou uma placa alertando para a proibição de se jogar lixo no local. Em janeiro, equipes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente já haviam retirado 28 caminhões, ou quase 170 toneladas de terras, restos de construção, podas de árvores e todo tipo de material inservível despejado na área.

APROVAÇÃO

A ação da Prefeitura foi aprovada pelos moradores do entorno do terreno, que sempre reclamaram da situação e cobravam medidas para tentar acabar com a prática ilegal. Além de crime ambiental, o local era uma ameaça à saúde pública, com intenso mau cheiro e com proliferação de roedores e insetos. O medo do mosquito Aedes aegypti, que transmite dengue, chikungunya e zika vírus, era permanente na vizinhança.

“Era uma situação aterrorizante. As pessoas vinham de diversas partes da cidade para despejar restos de material de construção, móveis, lixos e até animais mortos. Agora, com essa ação da Prefeitura e a iniciativa dos moradores da vizinhança, esperamos que esse drama tenha chegado ao fim. Assim, nós vamos poder levar uma vida normal, sem precisar conviver com mau cheiro e o medo diário de ‘pegar’ dengue e outras doenças”, desabafa a dona de casa Regiane Aparecida Alves, de 41 anos.

“VIGIAS”

Além de terem cercado o terreno, que está todo plantado e permanece como área pública, os moradores contam que agora agem como “vigias” para impedir a ocorrência de novos descartes irregulares no local. O monitoramento é feito dia e noite. “Penso que todas essas medidas vão inibir a ação dos carroceiros e daqueles que adotam essa prática ilegal. Caso deles desrespeitem, vamos imediatamente acionar a Prefeitura e denunciar. Não queremos mais ser vizinhos de um lixão a céu aberto, e estamos atentos para impedir que isso volte a acontecer”, garante o ajudante José Gonçalo, de 64 anos, morador da vizinhança. A Administração estuda intervenções desse tipo em outras áreas com situação semelhante.


Em janeiro, a Prefeitura retirou 28 caminhões de terra e resto de materiais de construção do local

O que diz a lei

De acordo com o Decreto Municipal 4.435/2001, que regulamenta os serviços de limpeza urbana em Ipatinga, o morador é o responsável direto pela destinação correta do entulho, seja em residências, comércios ou indústrias. As multas aplicadas variam de acordo com o grau de gravidade das infrações, de uma até dez Unidades Fiscal Padrão de Ipatinga (UFPI), e em alguns casos há também penalidades diárias.

Para denunciar à fiscalização da Prefeitura o descarte irregular de lixo na cidade e, também, solicitar a realização de serviços de limpeza urbana, os telefones de contato da Sesuma são (31) 3829-8190 e 3829-8514.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com