sexta-feira, fevereiro 13, 2026
spot_imgspot_img
InícioMeio ambienteMoradores pedem intervenção do MP contra destruição do Horto Florestal D. Lélis...

Moradores pedem intervenção do MP contra destruição do Horto Florestal D. Lélis Lara

IPATINGA – Moradores do bairro Amaro Lanari, na divisa dos municípios de Ipatinga Coronel Fabriciano, denunciam a destruição de uma importante reserva ecológica, que está sendo alvo da ação predatória pela especulação imobiliária. O movimento lançou uma petição pública para tentar preservar a Mata do Morro da Usipa, onde fica o Horto Florestal Dom Lélis Lara, um parque ecológico de 486.371,00 metros quadrados, que guarda importantes espécies animais e vegetais nativas da Mata Atlântica. Eles pedem ainda a intervenção do Ministério Público do Meio Ambiente para evitar que a reserva ecológica seja destruída por interesses especulativos.

ÁREA INALIENÁVEL

Embora no local exista uma placa informando que trata-se de área inalienável, o terreno foi transferido à Prefeitura de Ipatinga pela Usiminas para quitação de dívida de IPTU. A placa instalada no terreno diz: “Área inalienável de propriedade da Usiminas e destinada à preservada ambiental, estabelecida em compromisso firmado com o Ministério Público do Estado de Minas Gerais”.

Mesmo com o compromisso firmado, em dezembro de 2019 a Câmara Municipal de Ipatinga aprovou o projeto de Lei 134/2019 autorizando o governo municipal a vender o terreno no bairro horto, localizado às margens do contorno rodoviário, próximo à Usipa. O texto informava trata-se da alienação de uma área de 486.371,00 metros quadrados e que, conforme anunciado pela administração municipal, à época comandada pelo ex-prefeito Nardyello Rocha, era alvo do interesse de diversos empreendedores, fato que poderia gerar renda para o município.

A Prefeitura alegava que diante do cenário econômico adverso, a alienação de imóveis de sua propriedade seria a alternativa para equilibrar as contas.

PETIÇÃO PÚBLICA

Conforme a Petição Pública, a preservação da vegetação do Horto Florestal Dom Lélis Lara é fundamental para o equilíbrio ambiental e justiça social. “Como moradores do Bairro Amaro Lanari, Mangueiras, Santa Terezinha 2, Aldeia do Lago, Caladinho de Baixo, do Meio, Pomar e Caladinho de Cima nos preocupamos com as alterações na vegetação e no relevo da Área total ‘Mata do Morro da Usipa’, defendemos a fiscalização e ação dos órgãos Ambientais para coibir a derrubada de árvores nativas, extinção de pássaros, aves, abelhas nativas, animais existentes ali e desmonte de morros”, exorta a Petição Pública dos moradores.

APELO AO MP

Além de defender a preservação da área total da Mata do Morro da Usipa (entre Ipatinga/Coronel Fabriciano), o movimento rechaça a construção de condomínio ou qualquer outra destinação do local. “Este desmatamento prejudicará os moradores do bairro Amaro Lanari e vizinhos. Já fomos prejudicados em 2005 e estamos em risco de sermos prejudicados novamente”, reclamam os autores da Petição, solicitando a intervenção do Ministério Público no caso.

Para assinar a petição Pública acesse:

https://peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=BR155379
RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

Most Popular

Recent Comments